Alunos do Grêmio ajudam a pesar o material reciclável no dia da coleta seletiva.
Todos a para um mundo sustentável.
Trabalhar genêros linguisticos no Laboratório de Informática é um desafio, levando-se em conta que os alunos vão ao laboratório uma vez por semana e os diversos problemas que encontram com os equipamentos. Mas, vale a pena conferir o resultado de alguns dos videoclips produzidos.
Existem alguns erros na escrita deles que não foram possíveis mediá-los, mas o que deve-se levar em conta é o processo pelo qual os alunos percorream para chegar na produção.
O objetivo deste trabalho era:
- trabalhar a leitura, escrita e interpretação de texto;
- produzir novo texto com o genêro paródia;
- Utilizar ferramentas do computador para produção do vídeo;
- Desenvolver ritmo e orientação temporal da melodia.
O trabalho consistia em:
- Escolher uma música de sua preferência, mas que tivesse no site www.cante.com.br de micorokê ;
- Pegar a letra da música no site www.vagalume.com.br ;
- Copiar e colar a letra no editor de texto Word;
- Formatar a página em duas colunas;
- Parodiar (mudar) a letra original a partir de um tema escolhido, dando outro
sentido à musica;
- Selecionar imagens do www.google.com.br interpretando seu tema e salvar em sua
pasta pessoal criada por eles dentro da sua sala;
- Montar o projeto do vídeo no "movie maker" passando a letra parodiada e as imagens
selecionadas;
- Gravar a melodia do site www.cante.com.br utilizando o programa "Audacity";
- Inserir a melodia no projeto de vídeo;
- Fazer a edição do vídeo com os efeitos de transição e trabalhar na linha do tempo adequando a letra da
música ao tempo da melodia;
- Inserir os créditos;
- Salvar o projeto em arquivo de filme.
Agora é conferir o resultado da produção acessando o link abaixo para dois dos vídeos destacados usando o tema "Meio Ambiente". Veja outras paródias postadas no menu "Vídeos"
Entre os dias 10 e 17 de outubro, um dos nossos professores estará representando nossa escola no Reino Unido, juntamente com outras 4 escolas para discutir e apresentar propostas para o Currículo Global para a Sustentabilidade.
O Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade - CG/S é uma iniciativa de cinco ONGs na Áustria, Benin, Brasil, Reino Unido e República Checa. Com apoio da União Européia, envolve diretamente, entre 2010 e 2012, cerca de 200 professores interessados de 40 escolas de ensino fundamental desses países.
Nosso país é representado no Projeto CG/S por cinco escolas de ensino fundamental e médio, três públicas (uma dessas é a Guilherme de Almeida) e duas particulares e por 25 educadores dessas escolas.
Os educadores envolvidos irão incorporar às aulas, sem fugir à programação oficial, temas relativos ao desenvolvimento sustentável - como meio ambiente, comércio justo e consumo sustentável, pobreza e justiça social, direitors humanos, cultura de paz, democracia, migrações, relações interculturais e interdependência global.
O produto final dos encontros e discussões entre esses países será o de apresentar um Manual do Currículo Global que ficará à disposição de todos os educadores e agentes de mudança social interessados. com a finalidade de contribuir para a inclusão sistemática e rotineira dos tremas de desenvolvimentos sustentável no ensino de diferentes disciplinas do ensino fundamental no Brasil e nos demais países.
A Visita de Estudo ao Reino Unido , nesses dias será , para observar como o Development Education Center de Leeds- (Leeds DEC), que há três décadas apóia escolas na inserção de temas globais ao Currículo, desenvolve suas atividades, observando salas de aula e a forma como escola e comunidade se conectam por meio de um currículo significativo.
Vamos aguardar as novidades, é tempo de mudanças!