Visitantes

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Festa Junina 2012 - Alunos do Grêmio e da Rádio em AÇÃO




Alunos do Grêmio e da Rádio Gui organizaram a festa com brincadeiras, barraquinhas e conduziram a quadrilha com as crianças dos 1º, 2º e 3º anos do Ciclo I.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jornada Pedagógica

Start:     Aug 3, '12 07:00a
End:     Aug 3, '12 5:30p
Não haverá aula - Replanejamento das atividades

Reunião de Pais

Start:     Aug 2, '12 07:15a
End:     Aug 2, '12 1:45p
Location:     Sala de aula
Haverá Reunião de Pais para apresentação do aproveitamento do aluno durante o 2º bimeste e resultado do provão.

Manhã: 7H15 - 1º,2º 3º anos e 8ª séries
Tarde: 13H45 - 4ª à 7ª séries

terça-feira, 24 de julho de 2012

Festa Junina




Alunos do Grêmio e da Rádio Gui organizaram a Festa Junina para os alunos do Ciclo I sob coordenação dos professores Adilson e Elenice.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Rádio Gui apresenta:

Os alunos da Rádio Gui coordenados pelos professores Elenice e Adilson desenvolveram alguns programinhas de rádio que vale à pena conferir.

Programa "Fitness"

"Campanha do Agasalho"

Programa de Variedades "Música e Notícia"

Programa "Violência na Escola"

Você sabe sobre o que estão falando?

Jack, Joe And Nancy In The Mall - Resgate Além de trabalhar a pronuncia das palavras o vídeo da Banda Resgate transmite uma mensagem aos jovens. Brincar com as palavras em inglês pode ser bem divertido.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Meu tudo !




Vídeo da nossa Mariana - que este ano foi estudar em outra escola - mas que não esqueceu dos melhores momentos e dos amigos do Gui.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Torneio de Xadrez




O torneio de xadrez ocorreu nos dias 14 e 15 de junho no CEU Quinta do Sol.

Benin, ah, o Benin!




Fotos tiradas durante a viagem de estudos ao Benin (10/2011) que originaram o álbum Pedaços do Benin.

Veja o álbum no link: http://guilaboratorio.multiply.com/photos/album/77/77

Leia como surgiu a ideia no link: http://guilaboratorio.multiply.com/journal/item/77/77

Pedaços do Benin




Esses mosaicos foram realizados pelos estudantes da EMEF Guilherme de Almeida ao final de 2011 a partir de pedaços de fotos das roupas dos beninenses do álbum Benin (viagem de estudos ao Benin - África - em 10/2011).

Veja as fotos originais no link:
http://guilaboratorio.multiply.com/photos/album/82/Benin-ah-o-Benin

Leia sobre como surgiu a ideia: http://guilaboratorio.multiply.com/journal/item/77/77

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Provão 1º Semestre 2012 Obs.: A questão 26 da 7ª série foi anulada por erro de digitação nas respostas. Será considerada correta para qualquer alternativa assinalada.

PEDAÇOS DO BENIN

Em outubro de 2011 a EMEF Guilherme de Almeida participou da viagem de estudos ao Benin (África), no contexto do Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade. Duas professoras participaram desse encontro (Vera Lúcia Mello e Débora Maria Macedo), ministraram aulas e trouxeram de lá muitas fotografias de tudo o que puderam captar do cotidiano de Porto Novo, Cotonou, Calavi e Ouidah, cidades visitadas durante a permanência no país.


Ao retornarem, necessitavam compartilhar com a comunidade escolar tudo o que conseguiram construir de aprendizagem a partir desse (re) encontro - não vamos esquecer que o Benin é um país irmão do Brasil, pois daquela região (Antigo Reino de Abomey) saíram os primeiros africanos em direção ao continente americano e, principalmente, ao nosso País. 


Nesse ponto, as fotografias falavam mais que as palavras e em um dado momento, na sala de informática, começamos a examiná-las em conjunto com os estudantes. Além das questões geográficas, sociais e econômicas, todos nós ficamos muito impressionados com a variedade e a beleza das estampas dos tecidos utilizados nas roupas dos beninenses. 

Não há como precisar como a ideia nasceu, mas no momento em que lidávamos em programas de edição de imagem, as fotos originais foram manipuladas dando origem a alguns mosaicos com pedaços dos tecidos recortados das fotos.

Como se tratava de uma etapa de final de ano, poucos estudantes compareciam à escola, já ávidos pelas férias de verão. Àqueles que permaneceram frequentando, foi oferecida a oportunidade de "brincarmos" com as fotos do Benin. 

Então, em certas situações, tínhamos, no laboratório
de informática, crianças e adolescentes de diferentes séries e idades desenvolvendo um trabalho em conjunto com vários professores de diferentes disciplinas, sob assessoria das Professoras Leilane a Paula Santoro (POIE).

O resultado desse encontro foi maravilhoso e agora compartilhamos com vocês. Esse é um presente da Comunidade Escolar EMEF Guilherme de Almeida para os olhos e os corações daqueles enxergam além do que a vista alcança. Deem uma olhada nos links abaixo e conheçam mais alguns trabalhos dos autores-artistas dessas maravilhas.