Visitantes

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Apresentação natalina marca o encerramento de mais um ano letivo.


Chegamos ao final de mais um ano letivo e como este é um momento de celebrar, os alunos fizeram uma apresentação natalina que contou com a presença de alguns pais que vieram prestigiá-los.
O evento foi coordenado pelos professores Graziela e Tiago que conduziram os alunos dos 4ºs anos para cantarem Happy Christmas,  flauta e teclado tocados pelos professores e a participação especial da Professora Regina que nos presenteou com sua belíssima voz cantando "Como Zaqueu".
 Confira os vídeos das apresentações.

Não importa aonde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar"...
(Carlos Drumond de Andrade)

FELIZ 2014









terça-feira, 17 de dezembro de 2013

2ºs. anos - Expressividades através de desenhos na Informática Educativa

Durante o ano na sala de Informática Educativa alunos dos 2ºs anos viram vídeos, fizeram leituras compartilhadas, digitaram textos, exploraram diversas ferramentas de formatação no Word e usaram o programa Paint para ilustrar diferentes temas abordados como: Festa Junina, Folclore, Halloween, A Cigarra e a Formiga, A Cobra Não Tem Pé e Dicas de Cidadania.
As atividades foram reunidas em vídeo como coletânea para mostrar um pouco das produções e as expressividades dos alunos através de desenhos.



sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Ações marcam a atuação do Grêmio/Rádio Gui 2013

O protagonismo juvenil pode ser visto na atuação dos alunos do Grêmio e Rádio Gui durante todo o ano de 2013.

Este projeto já acontece na escola há alguns anos e, selecionamos algumas atividades em forma de álbum para que a comunidade escolar pudesse visualizar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Todo esse trabalho mostra a dimensão da importância da realização de projetos na escola que integre alunos, professores, funcionários e gestores, afim de contribuir com um ambiente favorável ao processo de ensino e aprendizagem.
Clique nos álbuns para visualizar as fotos e saber um pouco sobre cada evento.


Campeonato Copa Futsal 2013 Semana da Criança 2013


Encontro do Grêmio Estudantil Halloween 2013


I Conferência do Meio Ambiente - DRE Penha Jornal Mural 2013

VII Olimpíadas Estudantis 2013 Teatro do Oprimido 2013

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Web TV - Escola, que espaço é este?

No programa "Na Minha Escola Tem" alunos da Rádio GUI, Grêmio, Clube de Leitura e Alunos Monitores  fizeram uma reflexão e discussão sobre "Escola, que espaço é este?"  a partir da exibição do documentário "Pro Dia Nascer Feliz".

 Após a projeção, o Profº André abriu a discussão falando um pouco sobre o significado da palavra "escola" e "colégio" numa visão histórica e deixou uma pergunta  aos alunos:  "Que escola você quer construir?"

Em seguida, o Profº Adilson (coordenador do grêmio) abriu a discussão para que os alunos falassem um pouco sobre suas impressões do documentário e sua possível identificação com o filme. Alguns  se pronunciaram argumentando posturas de alunos e professores e a facilidade de desistir em situações de dificuldades.

Apesar das limitações do uso das ferramentas disponíveis para gravação e edição, o filme está bem interessante por proporcionar uma reflexão a alunos e professores sobre o papel de cada um na construção de um espaço que favoreça a integração, a aprendizagem e o desenvolvimento de cidadania.

Este foi a 2ª edição do programa piloto "Na Minha Escola Tem"  do projeto Web TV  gravado e editado pelos alunos monitores na Informática Educativa. O objetivo deste projeto é o de promover o protagonismo juvenil, a consciência crítica dos alunos e  utilizar as ferramentas tecnólogicas como forma de comunicação.
O primeiro programa está no link:  http://pontodeencontrodogui.blogspot.com.br/2013/10/tv-gda-apresenta-na-minha-escola-tem.html

 

Alunos dos 1ºs. anos ilustram e recitam parlendas

Lá em cima do piano -  Igor e Isabella 1B
Atividade desenvolvida no Laboratório de Informática Educativa com os alunos dos 1ºs anos A,B e C utilizando os recursos do Word para digitação do texto, do programa Paint para ilustração das parlendas e do Audacity para gravação das vozes.

Durante as aulas os alunos ouviram diferentes parlendas, acompanharam as leituras, puderam experimentar a formatação de texto, descobriram o uso de acentos, exploraram sua criatividade de expressão durante a ilustração e se reconheceram como autores na produção do áudio.

Veja as produções no vídeo:

.

Paródia Pela Preservação do Meio Ambiente

Os alunos da Rádio Gui fizeram uma paródia da música “Só danço o samba”, de Tom Jobim & Vinicius de Moraes, para trabalhar o tema Meio Ambiente.

Acompanhe a letra da Paródia:

 

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

"Todos contra o Bullying" - Histórias em Quadrinhos no LIE

Depois de elaborar folders com dicas para usar as Redes Sociais, os alunos de 6ª séries (7º ano) produziram histórias em quadrinhos para falar sobre Bullying.

No Laboratório de Informática Educativa assistiram vídeos, responderam enquetes, assumiram um compromisso de acabar com o Bullying no site http://www.chegadebullying.com.br, e, a partir daí, utilizaram as ferramentas do programa PowerPoint para produzir os HQs.

Para esta atividade, é necessária uma intervenção mais individualizada, tanto na orientação dos recursos do programa, quanto na produção de texto, mas não houve tempo hábil para a reescrita.

Assim, mantivemos a produção original dos alunos para uma pequena mostra da possibilidade de trabalho com este gênero literário no LIE:


Clique na imagem para visualizar o almanaque:

Alunos ganham Kits de livros como incentivo de leitura


Por iniciativa da diretora Maria Cristina Tamiello, recebemos uma doação de livros da Pia Sociedade  de São Paulo - Program Direito e Cidadania.
Cada criança do Ensino Fundamental I, recebeu um kit de leitura, que foi entregue pelas professoras orientadoras da Sala de Leitura, Alessandra e Érika, no dia 06 de dezembro de 2013, na sala de vídeo.

O evento foi iniciado com a apresentação do vídeo: “A menina que odiava livros” (http://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q), como forma de conscientização da importância da leitura.

A animação conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade.

Veja como foi a entrega dos kits:


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Campanha pela Vida

"Campanha pela Vida" intitulou o Projeto Contra as Drogas para desenvolver atividades  no Laboratório de Informática Educativa pelos alunos de 7ª séries (8º ano).

Em sala de aula os alunos estudaram "Sistema Nervoso Central" e para complementar o assunto,  fizeram pesquisas sobre tipos de drogas - depressoras, alucinógenas e estimulantes,  os efeitos psicológicos  sociais/físicos e  assitiram o filme "Aos Treze". 


A partir das informações tinham como  produto final selecionar algumas imagens e com o recurso do programa Movie Maker,  montar um vídeo tape de curta duração para fazer uma campanha a favor da vida.

Abaixo, estão alguns vídeos que mostram como os alunos lidaram  com essa possibilidade de utilizar a tecnologia para trazer uma mensagem em poucas palavras.

Campanha pela Vida - Alberto e Bruno 7A


 

Droga Não - Caio e Vitor 7C




Diga Não às Drogas - Bianca Rodrigues e Gabrielly Florindo 7A



Vida sem Drogas - Pamella e Gabrielli - 7C


Ocupe seu tempo - Glaucia e Milena 7A


Coisas que te afastam das drogas - Allanis 7A 

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Alunos usam Programa de Rádio e Desenho Animado para falar sobre Meio Ambiente

Alunos das 5ª séries (6º ano) desenvolveram algumas atividades no Laboratório de Informática Educativa em parceria com os professores de Ciências Almir e Susete.
O trabalho partiu de leituras de notícias do "Aterro de Gramacho", vídeo "Ilha das Flores" e pesquisas sobre diferentes tipos de lixos para  produzir desenhos animados e programas de rádio mandando o recado para cuidar do Meio Ambiente.
Com o uso dos programas Pivot criaram a animação e através de organização de pauta e roteiro utilizaram o programa Audacity para gravação.
Tem até Horóscopo Ambiental, o que os astros tem a dizer sobre o seu signo?


5A - Manda o recado: 


  5B - Avisa: Cuide da Natureza:


5C - Programas de Rádio:  
Entrevista  Notícia sobre reciclagem

5D - Programas de Rádio: 
 Entrevista - Poluição:
 Jogos e Reciclagem Horóscopo Ambiental
5D - Cuidar da Natureza é Dever de Todos: 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A 4ª edição do JORNAL MURAL online está no ar

Os alunos Monitores e da Rádio GUI coordenados pela Professora Paula e Elenice disponibilizaram a versão online do Jornal Mural.  

Amor na Adolescência, Obesidade Canina e Felina, Pilates, Tá na Moda e a história de Samuel Klein, o mascate que construiu um grande império no varejo são alguns dos assuntos abordados nesta edição.




Vale à pena conferir.
                                                                


    
                                             Clique na imagem para abrir o jornal e Boa Leitura!
Jornal Mural - 4ª Edição

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

RESULTADOS DO PROVÃO 2º SEMESTRE 2013

Veja abaixo o resultado do provão por sala, classificação do aluno, classificação geral e os primeiros colocados.
(Clique nas imagens para visualizar as notas)
Resultado do Provão 2º Semestre 2013 Primeiros Colocados - Provão 2º Semestre 2013 Primeiros Colocados