Visitantes

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Festa Junina GDA 2015

Depois de vários trabalhos interdisciplinares  com o tema, a nossa Festa Junina aconteceu com muitas  brincadeiras, comidas e belíssimas apresentações.



Durante os preparativos  para o evento, os  professores solicitaram aos alunos uma pesquisa incluindo as danças típicas de diferentes regiões. A pesquisa tinha também o objetivo de fazer o levantamento histórico, análise e reflexão das manifestações culturais em todo o Brasil para entender apenas como cultura regional e não tratar do dogma religioso, respeitando assim, todas as crenças.

Enquanto os alunos dos 1ºs aos 5ºs anos eram ensaiados com seus professores de sala de aula, os alunos de 6ºs e 8ºs anos tiveram uma prática contextualizada a partir de uma pesquisa de trabalho apresentando as diferentes manifestações culturais juninas pelo Brasil.

Em Educação Física os 8ºs anos, por exemplo, foram divididos em cinco regiões do país e cada grupo trouxe as riquezas das tradições regionais bem como um debate sobre as interferências das mídias para o enfraquecimento desta cultura popular em algumas regiões. Neste trabalho, a prática da dança não foi obrigatória, respeitando suas religiões e a escolha da dança partiu das diversas características culturais desta época do ano. Feito a escolha da dança coletivamente, os alunos também puderam propor algumas coreografias na construção geral da apresentação.

Este trabalho de construção das coreografias objetivou  o protagonismo juvenil a fim de  valorizar a cultura corporal cuja finalidade é o  desenvolvimento da sensibilidade, reflexão,  imaginação, criatividade e principalmente da comunicação que muito contribui para a aprendizagem.

 A filmagem ficou por conta dos alunos da professora Vivian  do  Projeto Fotografia com a colaboração das professoras Alessandra, Elenice e Paula.


Assista a seguir aos vídeos das danças de todos os anos e as fotos do evento:


Apresentação dos 1ºs anos 








Apresentação dos 2º Anos

   

Apresentação dos 3º Anos

   

Apresentação dos 4º Anos

   

Apresentação dos 5ºs Anos

   

Apresentação dos 6º e 8º anos

   

Apresentação dos 8º anos

   


Apresentação dos 9º anos

   


Álbum de fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário