Visitantes

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Projeto AdoLêSer encerra as atividades do primeiro semestre com mediação de leitura

“Foi muito gostoso, quero fazer isso mais vezes” foi a fala da aluna Gabriela do 9º ano após realizar a mediação de leitura ao seu grupo de alunos do 1º ano. Gabriela faz parte do Projeto AdoLêSer, que articula e fortalece as ações de leitura já existentes nas unidades educacionais.

 A proposta faz parte de uma ação contínua voltada para o incentivo à leitura e formação de leitores realizada por meio da implantação e implementação do Programa Quem Lê, Sabe Por quê, a Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino e o Programa Mais Educação São Paulo da Reorganização Curricular e Administrativa, reorganização esta que abarca não apenas o currículo educacional, mas incide sobre a totalidade das unidades e sobre as atividades propostas nas Salas de Leitura e as inúmeras ações voltadas para o aprofundamento das competências dos educandos da Rede Municipal na área da leitura e escrita.

As atividades do projeto são realizadas por meio de duas ações: a mediação de leitura de textos literários , coordenados pela professora Erika Garcia, e o desenvolvimento de clubes de leitura, mediados pela professora Alessandra Umbelino.

Quer fazer parte? O projeto reiniciará suas atividades no próximo semestre. É só retirar sua ficha de inscrição com a Professora Orientadora de Sala de Leitura e “mãos ao livro”.







Encerramento com Café Literário

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Alunos dos 4ºs Anos interpretam fábulas na Sala de Leitura e Informática Educativa

          Qual a moral da história?

Visando oferecer um ambiente favorável ao prazer da leitura e fazendo uso dos recursos tecnológicos, nossa escola elaborou uma sequência didática ofertando vasto repertório literário no gênero fábulas, explorando os recursos da oralidade por meio da leitura proporcionando também a interação com os recursos disponíveis nas aulas de Informática Educativa, procurando desenvolver as capacidades de cada educando.
A sequência na Sala de Leitura aconteceu por meio de uma série de leituras de Fábulas realizadas pela professora seguida da escolha de textos que foram dramatizados com o uso de fantoches, que possibilitou a prática da oralidade e o aumento do repertório literário dos alunos. As dramatizações foram gravadas e depois assistidas pela turma para que eles avaliassem a postura e a oralidade durante as apresentações.
            Na Sala de Informática, os alunos leram e interpretaram as fábulas usando os recursos do editor de texto Word e o programa Paint produziram suas ilustrações que foram reunidas no livro digital abaixo. 
            A sequência é fruto da necessidade em desenvolver a leitura e escrita.  Optamos pela linguagem literária e tecnológica, que permitiu aos alunos se apropriarem de forma lúdica do encanto que existe nas palavras envolvendo atividades permanentes com textos, frases, dramaturgia, romance e interpretação.

 Livro Digital

Fábulas
Trabalho realizado na Sala de Informática



A Raposa e o Leão 4A 

   

O Gato e o Galo 4A

   

O Sapo e o Boi 4C

   

O Burro e o Cachorro 4C

 

VOCÊ CONHECE AS PESSOAS QUE TRABALHAM NA ESCOLA?



QUEM É? O QUE FAZ?

 Com um lápis na mão e uma folhinha para anotação, os alunos do 1º Ano B  da Profª Graciela fizeram uma pesquisa de campo visitando os espaços da escola para conhecer a função de alguns funcionários.



A entrevista era formada por duas perguntas: "- Qual o seu nome?”   “- O que você faz?”


Durante o percurso conversaram com a Diretora, a Secretária e uma das funcionárias responsáveis pela limpeza da escola.

A atividade foi registrada pelos Alunos Monitores da Sala de Informática.