Visitantes

sábado, 28 de novembro de 2015

Provão 2º Semestre 2015 - Avaliação Semestral Unificada

Avalie como foi seu desempenho neste ano, comece corrigindo seu provão não só ficando feliz com os acertos, mas aprendendo também com os erros.

Faça deste dia o começo de uma nova vida, revise suas ações, seus planos e seus sonhos para um Novo Ano que se aproxima.

Veja abaixo os cadernos de provas e gabarito:





6º ANO                                                                                                    6º ANO D

Provão 6ºAnoD 2ºsem2015 Provão 6ºAno 2ºsem2015                                             7º ANO
 
Provão 7ºAno 2ºsem2015  


8º ANO                                                                                    9º ANO
Provão 9ºAno 2ºsem2015Provão 8ºAno 2ºsem2015
GABARITO
Gabarito Provão 2°sem2015
OBS: Os alunos que não se interessaram em levar seus cadernos de provas não terão seus resultados publicados.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Integração entre os Projetos da Escola

Tudo começou com um incômodo dos alunos que fazem parte do "Clube de Leitura".
Eles gostariam de poder ajudar os alunos com deficiências que estudam na nossa escola, mas não sabiam o que fazer...
Resolveram anotar e pesquisar na sala de informática as suas dúvidas.
Após esse processo, a professora Alessandra, da Sala de Leitura, convidou a professora Rosacy, responsável pela SAAI - Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, para fazer uma palestra para essas crianças.
Esse movimento aconteceu em dois encontros, nos quais a professora Rosacy passou alguns vídeos e explicou de forma muito clara as deficiências dessas crianças e o que nós poderíamos fazer para auxiliá-los.
Os alunos Monitores da Sala de Informática, da Rádio Gui e que fazem a Recuperação Paralela com a professora Graziela também foram convidados a participar.
Aproveitamos para agradecer  a disponibilidade da professora Rosacy.
Foi um momento de muito crescimento para todos!






















quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Participação da Sala de Leitura no I Encontro Mundial da Invenção Literária - EMIL



Entre os dias 12 e 15/11/15 aconteceu na cidade de São Paulo o I Encontro Mundial da Invenção Literária (EMIL).

EMIL - É uma iniciativa da Academia Paulista de Letras (APL), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Associação Nacional de Livrarias (ANL), com apoio da Prefeitura de São Paulo. A programação teve como objetivo estimular o hábito de leitura, promover a cidadania e fortalecer a criação de um Estado leitor.


A Sala de Leitura de Guilherme de Almeida participou desse evento na Feira Literária: Marginal-Periférica e Independente no dia 13/11. Neste dia tratamos sobre a temática de "políticas públicas para demandas mais que urgentes: subsídios e desafios para a implementação das Leis 10.639 e 11.645 e do PMLLLB na Sala de Leitura. Contamos com a presença dos escritores Esmeralda Ribeiro, Olívio Jekupé e Ruivo Lopes.

Assista como foi a participação de nossos alunos.






"A Semana de Arte Moderna das Academias Estudantis de Letras"



De 1 a 9 de outubro aconteceu "A Semana de Arte Moderna das Academias Estudantis de Letras". O evento teve apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do projeto durante o ano. 

A Sala de Leitura Guilherme de Almeida participou do evento como plateia no dia 08 de outubro e pôde conferir de perto as ações maravilhosas desse projeto! 

Nossa escola conheceu e contemplou as seguintes apresentações:

  •  AEL Padre Antônio Vieira (DRE Penha): "Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo";
  • AEL Ariano Suassuna (DRE Guaianases): “Sarau – Sentimento de mulher”;
  • AEL Pedro Bandeira (DRE Penha): “O Canto do Guerreiro (Inspirado no Poema de Gonçalves Dias)” e “A história de Lily Braun” (música do Chico Buarque);
  • AEL Monteiro Lobato (DRE Penha) “Contos Africanos" (As Garras do Leopardo e Contos de Orixás).

Foi uma rica experiência para nossos alunos do 5º ano!










LEITURAÇO!



No mês de novembro aconteceu em nossa rede um importante movimento de leitura e promoção das culturas africana e indígena: LEITURAÇO!

Esta ação faz parte do projeto “Leia São Paulo” e foi promovida pelos Núcleos de Educação Étnico Racial e Sala e Espaço de Leitura.

E nossa escola e Sala de Leitura “Guilherme de Almeida” também participaram das atividades promovendo leituras e discussões de obras das culturas africana e afro-brasileira!

Nosso Clube de Leitura também entrou na dança!


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Aprovado o Projeto de Lei da nossa aluna Annebelle - Vereadora Jovem


Aprovado o Projeto de Lei da nossa Vereadora Mirim com 35 votos a favor, 15 abstenções e 4 contra. 

 

O projeto "Ampliação e Adaptação dos Espaços Pedagógicos"  da aluna Annebelle Rene Andria apresentado no Parlamento Jovem da  Câmara Municipal de São Paulo no dia 13 de novembro, dispõe sobre o investimento em infraestrutura, nos prédios das escolas públicas municipais de ensino fundamental, que recebam alunos do 1º. Ano do ciclo de alfabetização.


Um dos objetivos é  proporcionar um aumento das áreas comuns, visando ampliar o espaço pedagógico nestas escolas de ensino fundamental onde os alunos começam no ensino fundamental com 6 anos de idade e geralmente, as escolas com construções antigas, os alunos tem dificuldades em usar o banheiro, os sanitários, torneiras altas, cadeiras e mesas muito grandes, entre outros.  

A elaboração deste projeto foi resultado de discussões realizadas nos encontros semanais de formação do Grêmio Estudantil existente há mais de 10 anos e  coordenado pelo Profº Adilson. 


Durante a formação discutiu-se um plebiscito realizado com alunos e comunidade em 2014, que previa o fechamento da praça ao lado do terreno da escola, transformando-a num bosque e em futuras instalações de equipamentos pedagógicos para a escola. 



Diante da tentativa de discutir com a subprefeitura, uma das maiores reclamações destes alunos que compõe o grêmio e de repensarmos o espaço da escola, afim de oferecer espaços de aprendizagens diferenciados e aulas mais agradáveis, encontramos a oportunidade de construir uma proposta para toda rede municipal, dando autonomia e subsídios para que adaptação ou ampliação do espaço, seja focado o investimento de equipamentos...

São nesses encontros que o exercício de cidadania e de práticas oferecem aos alunos uma oportunidade de organizar-se, pensar, debater e propor em prol de um coletivo, de sua comunidade e na formação política de organização estudantil.

Agora é aguardado o encaminhamento do projeto pela Comissão de Educação da Câmara Municipal que avaliou o trabalho da aluna Annebelle entre os 10 melhores para ser fundamentado e implementado oficialmente pelos vereadores.

                                       (Veja a apresentação do seu projeto no plenário)