Visitantes

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

"Então é Natal..." 1ºs Anos apresentam o Coral Natalino

       Chegamos ao final de mais um ano letivo e para fechar esta etapa de trabalho os alunos dos primeiros anos abrilhantaram  apresentando o Coral Natalino.

     As  professoras Andréia 1A, Graciela 1B e Vânia 1C  receberam os pais para o evento e também para a projeção do teatrinho da Dona Baratinha.

      
       Este momento contou com o apoio da equipe gestora, estagiárias e professores que  organizaram todo o espaço para que o "bom velhinho" pudesse estar presente.

Aproveitamos para desejar a todos um Feliz Natal e que 2016 seja um ano de muitas alegrias!




Veja abaixo a apresentação Natalina:

sábado, 19 de dezembro de 2015

1ºs anos encenam a história "O Casamento de Dona Baratinha"

A história ainda não acabou...


       Além das atividades realizadas nos diferentes espaços da escola como sala de aula, Leitura e Informática   as crianças dramatizaram a história com suas professoras nas classes e cada aluno teve um personagem para representar.

       Nesta encenação tinha pato, cavalo, macaco,  lobo, gato, sapo, bode, rato, todos pretendentes para se casar com a Dona Baratinha que foi belamente representada pelas meninas das salas.

     
              Depois de todo trabalho de leitura e escrita desenvolvida em sala de aula, as professoras Andréia 1A, Graciela 1B e Vânia 1C e Profª Rute da Sala de Leitura gravaram a encenação das crianças e produziram cópias em DVD para presentear os pais durante a apresentação do  Coral Natalino.



Para assistir o teatrinho clique nos vídeos abaixo:


1A




 1B

  



1C

  

 Veja também: A Dona Baratinha na Informática
 http://pontodeencontrodogui.blogspot.com.br/2015/12/alunos-dos-1s-anos-no-laboratorio-de.html

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Alunos dos 1ºs anos no Laboratório de Informática - Quando Percebem que já estão lendo.

O Casamento de Dona Baratinha

 Ler para a criança em voz alta diferentes gêneros de textos é fundamental para que ela possa aprender o uso e a função da escrita, as características das diferenças entre o oral e escrito e a familiarização das diversas estruturas de textos como livros, receitas, jornais e regras instrucionais.
Se contar história para a criança tem toda esta importância, imagina quando elas ouvem suas próprias vozes fazendo a leitura!

A história do Casamento de Dona Baratinha foi explorada de diversas maneiras pelos alunos. Foi lida pela professora Rute na Sala de Leitura, as  professoras Andréia, Graciela e Vânia das  salas de aulas além de atividades de pintura e escritas, encenaram também uma peça teatral.



Durante todo este processo, as crianças digitaram trechos da história  na Sala de Informática utilizando o editor de texto Word, na sequência ilustraram com o programa Paint e por fim, suas leituras foram gravadas com editor de áudio permitindo que elas pudessem ouvir suas vozes.

Esta interdisciplinaridade resultou na entrega de uma cópia em  DVD para os pais com a história encenada por elas e dos vídeos abaixo com a produção desenvolvida no Laboratório de Informática Educativa.

Vale a pena conferir os vídeos abaixo com as produções dos alunos:

1A


1B


1C


Retrospectiva Formandos 2015

Diariamente, nós enfrentamos desafios e vencemos batalhas. Sintam-se vitoriosos por esta etapa vencida em suas vidas!
Que o futuro permita muito sucesso e que vocês alcancem todos os seus sonhos!

Parabéns a todos os nossos formandos!

Curtam alguns momentos especiais vividos ao longo desses anos...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Clube de Leitura faz contação Itinerante de Mito Africano

    Alunos que participam do Projeto Clube de Leitura, coordenado pela Professora Rute, proporcionaram uma tarde diferente para as crianças dos primeiros anos.

    Escolheram o mito africano "O Baú das Histórias", montaram o teatrinho, separaram os fantoches e foram para as salas de aulas contar a história.


    A  história conta a lenda de Ananse, um velhinho contador de histórias  que precisava de um baú com novos contos e esse baú estava com o Deus do Céu. Para conquistá-lo Ananse teria que cumprir três tarefas impostas por Deus. Ele conseguiu cumprir e recebeu o baú, as crianças da Terra ficaram muito felizes com as novas histórias.

     Para registrar esta atividade os alunos Monitores da Sala de Informática deram a maior força, que pode ser visto no vídeo abaixo.