Visitantes

sábado, 29 de outubro de 2016

Semana da Criança - Fund I e Fund II Juntos!

As crianças tiveram uma semana especial com atividades diferenciadas:
  • Oficinas de beleza, de argila, de jogos de tabuleiro e de boneca Abayomi;
  • Contação de história;
  • Teatro de Mágico;
  • Cinema;
  • Circuito de atividades físicas na quadra;
  • Lanchinho especial; e
  • Brincadeiras na sala de aula.
Visando à integração entre os ciclos, os alunos do Grêmio e dos 9ºs anos auxiliaram como monitores nas atividades desenvolvidas com os alunos do Fundamental I.

Confira os vídeos!




Novela em 4 capítulos para reflexão da indisciplina em sala de aula

Flashes da Sala de Aula tem por objetivo discutir comportamentos negativos que são espalhados entre os alunos como valores aceitáveis.

 Essa atividade produzida pelas alunas da Rádio GUI, sob a orientação da professora Elenice, é um apoio ao professor regente que está preparado para transmitir os conteúdos aos seus alunos, e, muitas vezes não consegue, por causa da indisciplina na sala de aula.



Confira os vídeos!














sexta-feira, 28 de outubro de 2016

AES ELETROPAULO NAS ESCOLAS

Alunos do Grêmio Estudantil formam o Núcleo de ação Para a Eficiência Energética


Alguns meses atrás, iniciamos o projeto da Eletropaulo para economizar energia nas escolas e na casa dos alunos participantes.

O projeto conta com 16 alunos, chamam-se "núcleo de ação para a eficiência energética". Esses alunos trabalham como fiscais energéticos na escola, mapeando locais (ex: quantas lâmpadas, quantas tomadas, ventiladores, etc.) para termos uma base para começarmos as ações de economia.

O núcleo recebe apoio da escola inteira. Funcionários responderam questionários sobre seus hábitos de uso de energia elétrica e água em casa, assim como alunos e familiares.

Professoras do 5° ano estão dando aulas sobre o uso consciente de energia para seus alunos, sendo todos membros convidados a participar do projeto.

Levando para casa um caça-desperdício, os alunos do 5° e 6° ano ensinam seus familiares a praticarem o uso inteligente de energia elétrica.







AEL Guilherme de Almeida participa da Fundação da AEL Marina Colasanti

Na tarde de quarta-feira (26/10) a nossa academia foi prestigiar a fundação da AEL Marina Colasanti na Academia Paulista de Letras no Largo do Arouche. 

Uma festa riquíssima no qual 23 alunos tomaram posse de suas cadeiras com a presença de autoridades, pais e familiares e corpo docente da EMEF 19 de Novembro.

Nossa academia engrandeceu a festa realizando o “Cerimonial das Rosas”, momento em que a última academia fundada prestigia o evento  entregando uma rosa para cada novo membro da academia recém fundada, representando que a unidade do projeto.

No encerramento, nossos alunos foram convidados para cantar junto a Oração da Paz, hino das academias.

A AEL Marina Colasanti foi 38º Academia fundada. O projeto AEL existe há 11 anos. Nasceu em 2005, na Emef Padre Antônio Vieira. O projeto foi crescendo graças à divulgação das ações dessas academias, às formações realizadas na DRE Penha e o encantamento e a transformação que esse projeto provoca nas relações entre alunos e professores e no gosto pela literatura. Foi se ampliando ao longo dos anos, dentro do programa de expansão para a cidade de São Paulo, instituído pela Secretaria Municipal de Educação e atualmente, existem 38 Academias Estudantis de Letras fundadas.





quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Alunos de 1º ao 3º ano visitam o Áquario de São Paulo

Com olhares curiosos e cheios de encantamento, nossos alunos de 1º ao 3º anos tiveram a oportunidade de visitar inúmeras espécies marinhas que residem num dos maiores aquários de são Paulo.

O ambiente dividido em setores,  reproduzem o habitat natural dos animais que abriga, retrata as florestas brasileiras, onde podem ser vistos jacarés, lagartos, iguanas e serpentes; o Vale dos Dinossauros, com réplicas e um museu paleontológico; o Pólo Sul, com os sempre adorados pingüins; o oceanário, que imita um navio naufragado e apresenta espécies surpreendentes de tubarões e raias; e o Setor Mamíferos, com espécies de macacos, tucanos, lontras, tamanduá e os famosos Tapajós (filhote de peixe-boi) e Thunder (lobo-marinho).

É possível observar também, o casal de ursos polares Aurora e Peregrino e novas especimes de suricatos, cangurus, lêmures, colombus. (http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/4349-aquario-de-sao-paulo)



Veja como foi a visita clicando no vídeo abaixo:


Monitoria fala aos alunos um pouco sobre os animais:

Atividade Cultural AEL Guilherme de Almeida

Nossos alunos da Academia Estudantil de Letras - AEL Guilherme de Almeida, participaram de uma saída cultural no dia 15 de setembro de 2016, para o CEU Quinta do Sol, a fim de prestigiar a Festa de Fundação da AEL Pedro Bandeira, da EMEF Professora Rosangela RodriguesVieira.










 













 

Integração Sala de Aula e Salas de Informática Educativa, de Leitura e Rádio Gui



A professora Andrea desenvolveu na sala do 3º ano B atividades de leitura e de escrita com a música “O Pato”, de Vinícius de Moraes: exercícios para completar com as palavras do texto; pintura de imagens e criação de pequenos textos; pintura de imagem do pato ampliada e fixação da imagem em um palito de picolé.

Paralelamente ao trabalho em sala de aula, os alunos frequentaram a sala da Rádio em três momentos. Em duas aulas  cantaram a música com acompanhamento de instrumentos de percussão feitos com sucatas, para a percepção de efeitos sonoros e ritmo; na terceira aula, os alunos produziram sons com a boca e fizeram gestos para a caracterização do efeito sonoro quack-quack.


Na Sala de Informática Educativa assistiram ao vídeo clipe da música, cantaram, digitaram e ilustraram a canção utilizando os recursos do Word e do Paint.



Na Sala de Leitura fizeram a leitura compartilhada do livro "A Arca de Noé" de Vinicius de Moraes; recitação dos poemas, trabalhando a oralidade e entonação na leitura dos versos; e reescrita coletiva do poema "O pato", enfocando a estrutura textual: versos, estrofes, rimas.

Em um trabalho integrado os alunos podem vivenciar o mesmo tema nos diferentes espaços escolares, com diferentes enfoques.

Acompanhe como foram esses momentos clicando nos vídeos!



sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Alunas participam do 2º Slam de Poesias Interescolar no Centro Cultural São Paulo

Nesta última quarta-feira (05/10) as alunas Giovanna Amaral de Oliveira,  e Giulia Larissa de Araújo acompanhadas da torcida GDA estiveram representando nossa escola na Batalha de poesias.

O 2º Slam de Poesia Interescolar reuniu alunos representantes de diversas escola do estado São Paulo em um campeonato de poesia falada no Centro Cultural São Paulo. 
De acordo com as regras, os três alunos classificados na escola vão para o campeonato estadual, mas somente dois apresentam as poesias e o terceiro fica como suplente(Annebelle Rene Andria). As alunas Giovanna e Giulia tiveram a oportunidade de apresentar suas poesias para uma plateia bem animada e vivenciar a experiência de compartilhar suas produções.

 O campeonato de poesia falada é chamada de Spoken Word, que estimula os jovens a escreverem suas inquietudes, ideias, reivindicações e poesias com brincadeiras e jogos. Poetry Slam, como é conhecida no mundo, é uma prática constante em escolas da França, da Alemanha e das Ilhas Mauricio. No Brasil, conhecido como Slam de Poesia, é recente, mas vem despertando o interesse de diversos coletivos e grupos sociais como o Slam da Guilhermina - Batalha de Poesias (Ermerson Alcalde e Rodrigo Motta)

Com o aumento do interesse pelas batalhas de poesia, o coletivo passou a desenvolver diversas atividades apresentadas na Praça anexa da Estação Guilhermina Esperança do Metrô, inclusive, o Slam Interescolar. (https://www.facebook.com/slamdaguilhermina/?fref=ts)




























Apresentação Giulia - 7B





Apresentação Giovanna 7A


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Festa de Fundação da AEL Guilherme de Almeida

Dia 26/9/16 foi um dia muito especial para a Sala de Leitura da EMEF Guilherme de Almeida, pois com muita alegria, celebramos nessa data a festa de fundação da AEL - Academia Estudantil de Letras Guilherme de Almeida! 

No evento, 24 alunos tomaram posse de seus amigos literários e, anualmente, esta cerimônia será repetida para receber seus novos membros.

Hoje, a Academia Estudantil de Letras Guilherme de Almeida é composta por 24 membros titulares, 01 membro suplente, 13 membros correspondentes e 1 membro vitalício, aluno que já terminou o ensino fundamental e que sonhava com a implantação do projeto na escola.

A Academia Estudantil de Letras – AEL - é uma autêntica Academia de Letras, com as devidas adaptações para o público estudantil, desenvolvidas nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino. O projeto AEL existe há 11 anos. Nasceu em 2005, na Emef. Padre Antônio Vieira, na Diretoria Regional de Educação da Penha, idealizada pela então professora de Língua Portuguesa, Maria Sueli Fonseca Gonçalves, conhecida por todos como Suelizinha. O projeto foi crescendo graças à divulgação das ações dessas academias, às formações realizadas na DRE Penha e o encantamento e a transformação que esse projeto provoca nas relações entre alunos e professores e no gosto pela literatura. Está em fase de expansão para a cidade de São Paulo, instituído pela Secretaria Municipal de Educação e atualmente, existem 35 Academias Estudantis de Letras fundadas.

Nossa cerimônia foi maravilhosa! A posse das cadeiras literárias foi seguida pela apresentação de nossos acadêmicos de seus respectivos “amigos literários” através de citações de frases, poemas, trecho de obras, pequena biografia dos autores e até música! Foi lindo de ver e sentir!

O “Cerimonial das Rosas” foi um momento belíssimo e de muito carinho e recepção da nova academia, que contou com o apoio e presença dos acadêmicos da AEL Arnaldo Antunes, do CEU EMEF Professor Antonio Carlos Rocha que entregaram uma rosa vermelha aos titulares da AEL e uma branca aos membros correspondentes e suplentes.

A festa continuou com a homenagem ao patrono de nossa academia: a peça teatral “Um certo Guilherme de Almeida” apresentou a vida e obra desse autor e contou com o apoio da Professora de Artes Ana Paula que acompanhou e orientou os ensaios do nosso grupo!

Finalizamos com a recitação do poema “Saudade” de Guilherme de Almeida, nos emocionando e já sentindo saudade desses momentos especiais, pois já dizia nosso poeta, “quem sente saudade, nunca está sozinho; e a gente tem saudade de tudo nesta vida...”.

A “Oração da Paz”, tradição das cerimônias de fundação e posse, foi também um momento de muita expectativa de nossos acadêmicos que apresentaram um novo arranjo musical à letra, com direito à coreografia! Foi um belo exemplo de autonomia e trabalho coletivo de nossos estudantes!

Agradecemos a todos e todas que prestigiaram esse evento incrível, em especial: a idealizadora do projeto Suelizinha; Sueli Vaz, Coordenadora do Projeto na SME; a Sra. Eliana Barbosa Marchesini, representante do DICEU da Dre Penha; Samir, coordenador do projeto AEL na Dre Penha; as assistentes de direção da Emef Guilherme De Almeida, Ana Maria Gecys Santini e Denise Pires; o coordenador pedagógico de nossa UE, Wagner De Laurence; AEL Pedro Bandeira, do CEU EMEF Profª Rosângela Rodrigues Vieira; AEL Arnaldo Antunes, CEU EMEF Profº Antonio Carlos Rocha; AEL Marina Colasanti da EMEF 19 de Novembro; as famílias de nossos acadêmicos que puderam acompanhar esse momento tão importante dos nossos alunos e alunas; Professoras Paula, Leilane, Ana Paula, Elenice e Taís, pelo apoio e parceria na realização dessa cerimônia!

Confira os vídeos com os melhores momentos!

Oração da Paz



Recitação do Poema "Saudade" de Guilherme de Almeida



Peça teatral "Um certo Guilherme de Almeida"



Álbum de Fotos



Não deixe de assistir os bastidores desta grande festa!

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

I SLAM - Batalha de Poesias da GDA

Alunas são classificadas para o campeonato Estadual.


A I Batalha de Poesias da GDA aconteceu na quadra da escola com 38 alunos inscritos.

O evento tinha como proposta incentivar a criatividade, produção de escrita, oralidade  e classificar três alunos para participar da Final do 2º Slam de Poesias Interescolar de São Paulo.


O 2° Slam de Poesias Interescolar de São Paulo é um campeonato de poesias faladas entre alunos de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo.
A prática da poesia falada (Spoken Word) é dinamizada no Slam de Poesias (Poetry Slam), aproximando os jovens da literatura pelo meio do brincar/jogar, estimulando-os a escreverem suas inquietudes, ideias, reinvindicações e poesias.
Poetry Slam como é chamado no mundo é uma prática constante em escolas da França, Alemanha e Ilhas Maurício, no Brasil sua realização é recente, mas vem despertando diversos coletivos e grupos sociais.

O objetivo  é incentivar e proporcionar aos alunos, e toda a comunidade escolar, a oportunidade de conhecer este exercício literário social e lúdico, que cada vez mais cresce em São Paulo e no Brasil.

Na Zona Leste, o Slam ocorre desde fevereiro de 2012 em praça pública ao lado do Metrô Guilhermina-Esperança  que tem como proposta reunir poetas para experenciar a palavra de uma forma lúdica. Para competir é necessários levar três textos autorais e sem acompanhamento musical.

A 1ª Batalha de Poesias da GDA foi organizado pela professora da  Sala de Leitura Erika Garcia, que incentivou os alunos do 5º ao 9º ano a  produzirem suas poesias e formou uma comissão julgadora  seguindo as regras do Slam.


Parabéns aos alunos participantes pelas poesias apresentadas e em especial, às alunas Giovanna 7A, Giulia 7B e Annebelle do 9º  ano que  estarão representando nossa escola no campeonato Estadual.





Veja no vídeo abaixo as fotos que registraram o evento:






Algumas apresentações: