Visitantes

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Contação de História com os alunos dos 3ºs Anos

PROJETO JACK VISITA O SACI


Durante o mês de outubro a ancestralidade foi abordada através da exploração de duas datas importantes em diversas culturas: o Halloween e o Dia do Saci (que ocorrem ambos no mesmo dia) e o Dia de Finados. 

Para tratar o assunto a Professora Taís do 3º ano A desenvolveu o Projeto "Jack visita o Saci" iniciando pela leitura do livro  “A Compoteira”, de Bebel Callage e Celso Sisto e roda de conversa a respeito da história, como forma de introduzir o assunto das origens familiares. 

Houve outras rodas de conversa com as crianças sobre as origens semelhantes das celebrações mencionadas e como o tema dos antepassados é encarado em várias culturas, especialmente na brasileira, mexicana e europeia (origem celta). Para tanto foram desenvolvidas várias atividades como leituras, rodas de conversa, pesquisas de receitas de família, filmes e desenvolvimento de texto e ilustrações.


Como forma de conduzir e tornar o tema mais agradável às crianças, as atividades tiveram como fio condutor dois personagens famosos: o Saci (anfitrião) e o Jack da Lanterna (visitante). Durante todo o mês as atividades desenvolvidas foram orientadas de modo a levar as crianças a reconhecerem suas origens e as do outro, percebendo o valor do resgate de sua ancestralidade, independente da cultura. 

O trabalho culminou no dia 31 de outubro com a elaboração de uma receita de família escolhida pelos alunos, uma roda de capoeira que está relacionada à história do Saci, com a participação do Professor e Coordenador Pedagógico Wagner. A contação de histórias envolveu todos os terceiros anos.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário