Visitantes

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Reforço Escolar, Sala de Leitura e Informática trabalham cantiga popular

Alunos dos 4ºs Anos se divertiram com as atividades da "Velha a Fiar"



No primeiro semestre de 2017, a Sala de Leitura e Informática realizaram em parceria com a professora Simone Barbosa uma atividade com a cantiga popular brasileira “A velha a fiar”.
Primeiro foi realizada a leitura compartilhada da letra da cantiga. Depois comparada  a leitura com diversas versões para a apresentação da música:       Clipe de Paulo Zola e Francis Monteiro.
  • ·         Histórias de Papel - A Velha a Fiar - 24/04/2015 - A turma do Quintal canta a música "A Velha a Fiar" com personagens de papel.

  • ·         Vídeoclipe “A AVÓ A BORDAR”, Publicado em 5 de fev de 2013, com a turma do Co-Có-Ri-Có criando nova versão para a cantiga a partir de seus personagens.


  • A Velha a Fiar (1964), obra do cineasta Humberto Mauro, ilustrando a canção popular de mesmo nome, executada pelo Trio Irakitã. Você sabia que este filme é considerado o primeiro videoclipe brasileiro e um dos primeiros do mundo? Foram muitas as descobertas da turminha...


  • VOCÊ CONHECE ESSE LIVRO? Nesta etapa eles acompanharam a leitura do livro “A Velha a fiar”, adaptado da cantiga por Sandra Regina Felix. Temos a história de uma velhinha que, mesmo com uma porção de bichos, coisas e gente armando a maior confusão atrás dela, continuava fiando com toda a tranquilidade do mundo!!!


  • Vídeo da “VELHA A FIAR” interpretado por Arthur Kohl, no programa infantil Rá-Tim-Bum!, que esteve na grade da TV Cultura entre 1990 e 1994






Nas aulas de Informática Educativa as crianças interpretaram a cantiga através de desenho utilizando os recursos do programa PAINT.

Este trabalho foi enriquecedor uma vez que entrelaçou diversas linguagens artísticas com diferentes dinâmicas de leitura. A leitura e o fazer artístico das crianças estiveram presentes em cada etapa: na leitura coletiva, na hora de cantar, dançar e certamente tudo isso contribuiu para o desenvolvimento nas crianças da fruição literária e estética, bem como, ampliação de seu repertório cultural. No final os alunos se divertiram cantando e interpretando a música em seus grupos!







Nenhum comentário:

Postar um comentário