Visitantes

sábado, 26 de maio de 2018

Berimbaula

Instrumento de origem africana é apresentado aos alunos como forma de expressão


Numa de suas aulas, o Professor Wagner apresentou o berimbau, suas particularidades e seu processo histórico na nossa cultura e relata a seguir essa experiência:

Se todo instrumento musical possui uma história,  o berimbau para nós, é especial. Vai para além da sonoridade um componente de representação da luta dos oprimidos, está diretamente associado a herança da matriz africana, dos escravizados no Brasil. Usado nas rodas de capoeira, forma de luta criada no Brasil pelos africanos escravizados, o berimbau é o mestre da roda, é ele quem dita o ritmo dos movimentos.
Considerando que vivemos tempos de intolerância (étnica, religiosa, política, sexual) promover a aproximação com elementos culturais das matrizes de origem africana se faz necessário, além da consonância com a Lei nº  10.639, que trata da obrigatoriedade do ensino sobre a  África. No encontro com os alunos, por tratar-se de aula de substituição, privilegiei, o contato com o berimbau e todos os seus componentes constitutivos: arco, vareta cabaça, caxixi, moeda ou pedra. Todos puderam ter contato com essas “peças”. Voluntariamente um deles escrevia na lousa os nomes delas. Em seguida, toquei uma ladainha, atribuída ao mestre Pastinha, chamada “Beabá do Berimbau” com o toque de angola. Depois apresentei-lhes o toque, "São Bento Pequeno", convidando-os para ajudar no coro, com a canção, "Marinheiro Só", que pela popularidade, puderam responder bem.




O vídeo abaixo mostra um pouco mais sobre a participação dos alunos nessa aula:

Nenhum comentário:

Postar um comentário