RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
“ONDE HÁ PROBLEMAS HÁ TAMBÉM OPORTUNIDADES ESCONDIDAS”.
A criatividade no processo de resolução de conflitos favorece a flexibilidade, oferece melhor aproveitamento da diversidade e da conciliação de situações opostas, encarando e conduzindo a negociação a favor de ambas as partes. Maria Inês Felippe
É uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva.
Uma sociedade justa deve respeitar a liberdade fundamental para todos, ter igualdade de oportunidades e não manter desigualdades para favorecer os mais favorecidos. Wikipédia
SUSTENTABILIDADE
Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Wikipédia
INTERDEPENDÊNCIA
Todas as pessoas e coisas que rodeiam a vida dos seres humanos estão interligadas e afetam a vida de todos de forma significativa. wikipédia
Liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
Wikipédia
DIVERSIDADE
Wikipédia
CIDADANIA GLOBAL
“São direitos universais, formas de ação e de defesa dos direitos das pessoas, que se transmitem em nível global, mas que devem estar sustentadas por redações de direitos em nível nacional”. Virgínia Vargas
VALORES E PERCEPÇÕES
www.artigonal.com
DIMENSÃO GLOBAL
Consiste no reconhecimento e valorização das diferenças (posicionamento, políticas...),
manifestando-se em conceitos básicos inter-relacionados, essenciais a um convívio humanista e para a sobrevivência da humanidade, como interdependência, justiça social, direitos humanos, resolução de conflitos, sustentabilidade, diversidade, valores e percepções e cidadania global, levando a questionamento do sistema capitalista e incentivando a esperança, a coragem de melhorar e mudar a realidade local/global, expressando-se também no currículo escolar.
Equipe do Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade
EMEF “Guilherme de Almeida”
CECIP – Madza Ednir
O QUE É PROJETO PARA A SUSTENTABILIDADE?
É um projeto com foco no humano, que propõe a parceria entre profissionais de educação das mais diversas culturas, unidos em suas diferenças, de quarenta escolas em cinco países (Áustria, Benin, Brasil, Reino Unido e República Checa), visando inserir no currículo a Dimensão Global/Planetária, por meio de seus oito conceitos: Direitos Humanos, Justiça Social, Diversidade, Resolução de Conflitos, Sustentabilidade, Interdependência, Valores e Percepções e Cidadania Global, expressos em planos de aula, sequências didáticas e projetos interdisciplinares, e que convidem os estudantes a agirem como cidadãos globais, rumo à melhoria da qualidade de vida na comunidade e no mundo.
Equipe do Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade
EMEF “Guilherme de Almeida”
CECIP – Madza Ednir
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