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sexta-feira, 18 de março de 2011

Quer saber sobre os oito conceitos da Dimensão Global? A Profª Vera explica...

A profª Vera Lúcia Mello elaborou cartazes que explica o que é o Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade e cada um dos oito conceitos para a Dimensão Global.
Esse material está exposto no pátio da escola e a cada bimestre, dois conceitos embasarão as aulas, projetos e sequências didáticas em dois conceitos.  Vale à pena conferir as imagens que ilustra os conceitos.
 
Abaixo disponibilizamos o material para apreciação de todos.
 

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

“ONDE HÁ PROBLEMAS HÁ TAMBÉM OPORTUNIDADES ESCONDIDAS”.

A criatividade no processo de resolução de conflitos favorece a flexibilidade, oferece melhor aproveitamento da diversidade e da conciliação de situações opostas, encarando e conduzindo a negociação a favor de ambas as    partes.  Maria Inês Felippe



      JUSTIÇA SOCIAL 

É uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva.

Uma sociedade justa deve respeitar a liberdade fundamental para todos, ter igualdade de oportunidades e não manter desigualdades para favorecer os mais favorecidos.  Wikipédia

 

  SUSTENTABILIDADE

  É a habilidade, no sentido de capacidade, de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém.

Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja: ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.  Wikipédia


         INTERDEPENDÊNCIA

 É um conceito que rege as relações entre os indivíduos onde, um único indivíduo é capaz de, através de seus atos, causar efeitos, positivos e/ou negativos, em toda a sociedade.

Todas as pessoas e coisas que rodeiam a vida dos seres humanos estão interligadas e afetam a vida de todos de forma significativa.  wikipédia


        DIREITOS HUMANOS

   São os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos.

Liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.

                                                                       Wikipédia


              DIVERSIDADE 

 Diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinados assuntos, situação ou ambiente. Pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.

                                                                                   Wikipédia

CIDADANIA GLOBAL 

  É o conjunto dos direitos que estão sendo construídos em nível planetário, em qualquer parte da Terra.

“São direitos universais, formas de ação e de defesa dos direitos das pessoas, que se transmitem em nível global, mas que devem estar sustentadas por redações de direitos em nível nacional”.  Virgínia Vargas


      VALORES E PERCEPÇÕES 

  Os valores que as pessoas têm, moldam as suas ações, de modo a construir relações, deparando-se com diferentes contextos e novas regras. Essas interações serão influenciadas por suas crenças e valores, que se confrontarão direta e indiretamente com os mais diferentes valores. 

                                                                    www.artigonal.com

DIMENSÃO GLOBAL

 

Consiste no reconhecimento e valorização das diferenças (posicionamento, políticas...),

manifestando-se em conceitos básicos inter-relacionados, essenciais a um convívio humanista e para a sobrevivência da humanidade, como interdependência, justiça social, direitos humanos, resolução de conflitos, sustentabilidade, diversidade, valores e percepções e cidadania global, levando a questionamento do sistema capitalista e incentivando a esperança, a coragem de melhorar e mudar a realidade local/global, expressando-se também no currículo escolar.

Equipe do Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade

EMEF “Guilherme de Almeida”

CECIP – Madza Ednir


O QUE É PROJETO PARA A SUSTENTABILIDADE?

É um projeto com foco no humano, que propõe a parceria entre profissionais de educação das mais diversas culturas, unidos em suas diferenças, de quarenta escolas em cinco países (Áustria, Benin, Brasil, Reino Unido e República Checa), visando inserir no currículo a Dimensão Global/Planetária, por meio de seus oito conceitos: Direitos Humanos, Justiça Social, Diversidade, Resolução de Conflitos, Sustentabilidade, Interdependência, Valores e Percepções e Cidadania Global, expressos em planos de aula, sequências didáticas e projetos interdisciplinares, e que convidem os estudantes a agirem como cidadãos globais, rumo à melhoria da qualidade de vida na comunidade e no mundo.

Equipe do Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade

EMEF “Guilherme de Almeida”

CECIP – Madza Ednir

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