Visitantes

segunda-feira, 20 de junho de 2011

EMEF Guilherme de Almeida em 1º lugar no Concurso Alô Coração! Exercícios físicos? Sim! Dieta saudável? Sim! Drogas? Não!

Em maio de 2011, os alunos do 8º ano (7ª série) das escolas municipais foram convidados a participar do concurso “Alô Coração! Exercícios físicos? Sim! Dieta saudável? Sim! Drogas? Não!”, uma parceria entre a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e a Secretaria de Educação.
Tão logo foram abertas as inscrições, a EMEF Guilherme de Almeida (DRE Penha) garantiu sua participação no evento. Em 04/05, a professora Débora Maria Macedo participou do curso de formação realizado na Associação Paulista de Medicina. A partir de então, a Escola procurou motivar a participação dos alunos oferecendo Oficinas de Escrita Avançada nos contra turnos. Além disso, alunos e professora trocaram intensa correspondência via e-mail, MSN, Orkut, e blogs pessoais.
Cumprida a etapa escolar, três artigos foram escolhidos em 23 de maio pela comissão julgadora da escola, formada por professores de Ciências, Língua Portuguesa e por membros da comunidade escolar. Os alunos contemplados na referida etapa foram: Bianca de Paula Clementino, autora do artigo Modelo de Coração; Gabriela Passeiam, autora do artigo Meu Coração, Não Sei Por quê e Íccaro Miyabara da Silva, com o artigo Coração Não é de Lata.
Na etapa de seleção da DRE, os três artigos foram avaliados e escolhidos, sendo enviados para a seleção final na Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Com muita felicidade, a EMEF Guilherme de Almeida foi comunicada em 17/06/2011 que o trabalho do aluno Íccaro Miyabara da Silva foi classificado em 1º lugar no concurso.
Trata-se de um “jogo” entre a história da personagem do Homem de Lata, de O Mágico de OZ e os conteúdos de diversos artigos científicos lidos, e exaustivamente debatidos durante os processos descritos acima. Uma bela metáfora que mistura fantasia e realidade com uma linguagem simples, mas cheia de informações importantes acerca da saúde do coração.
É importante ressaltar que o texto selecionado é um entre muitos de várias escolas participantes. Representa o trabalho de alunos e professores para além das salas de aula. Somente na EMEF Guilherme de Almeida, foram 20 textos produzidos, fora aqueles que não conseguiram se estruturar no curto espaço de tempo. A grande participação dos alunos nas Oficinas de Escrita Avançada ministradas entre 06/05/2011 a 20/05/2011 e a intensa troca de e-mails entre os estudantes e a professora orientadora tornaram patentes o interesse desses jovens e a vontade de desenvolverem suas habilidades na área da escrita.      
Parabéns, Íccaro, Bianca e Gabriela, e parabéns a todos os participantes do concurso. À Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e à Secretaria Municipal de Educação, desejamos que essa parceria se renove e amplie.


Premiação em 23/06/2011 durante o Congresso de Cardiologia da SOCESP - 
Luiz Antonio Machado César, presidente da Socesp; Ketellen Aparecida Santos Santana (EMEF 25 de Janeiro - DRE Guaianazes); Iccaro M. Silva (EMEF Guilherme de Almeida - DRE Penha); Lucas Ribeiro Arioli (EMEF Bartolomeu de Gusmão - DRE Itaquera); e Silva Lage, coordenadora do concurso.


16 comentários:

  1. Parabéns aos alunos participantes do concurso e à Profª Débora por sua determinação e por acreditar que é possível promover uma aprendizagem colaborativa por meio da interatividade que vai além da sala de aula.

    abraços,
    Profª Leilane

    ResponderExcluir
  2. É muito legal ganhar em primeiro lugar!

    Parabéns profª Debora e Icaro

    Wesley e William 5ºC

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos alunos participantes do concurso e à Profª Débora por sua colaboração e por acreditar que é muito possivel acreditar que todos os alunos promoveram uma aprendizagem

    jonathan 5c

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Íccaro, Bianca e Gabriela vc's são exemplos a seguir, e parabéns também a profª Débora

    ResponderExcluir
  5. Parabéns profªDébora determinação por acreditar que é possível promover uma aprendizagem colaborativa por meio da interatividade que vai além da sala de aula

    E tambem dar os parabéns ao Iccaro por ter ganhado o concurso.

    Abraços

    Rafael crisci 5C

    ResponderExcluir
  6. Parabéns aos alunos que participaram, e se esforçaram para tentar ganhar em primeiro lugar
    mas um parabéns especial par os alunos:Íccaro, Bianca e Gabriela que ganharam!

    Beijos da Júlia

    ResponderExcluir
  7. Parabéns,a Profº Débora por ter organizado esse concurso,e aos participantes e ganhadores


    Anne Beatriz Souza e Anna Beatriz Camilo
    5ºC

    ResponderExcluir
  8. Paraéns Icaro e Profª Debora pelo resultado da redação

    Bruno 5c

    ResponderExcluir
  9. parabéns aos alunos que se empenharam,e especialmente á prof*Débora que ganharam em primeiro lugar, e para o Ìccaro,á Bianca,Gabriela que ganharam

    Bejos Izabel e João

    ResponderExcluir
  10. Parabens Icaro por ter ficado em primeiro lugar em no concurso espero que continue assim,e tambem os meus parabens para a profº Débora.

    de:Kimimaru e luana 6ºd

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente eu e os alunos da escola EMEF "Guilherme de Almeida" temos por dever parabenizar os vencedores do concurso.

    Rogério Oliveira e Gabrielle Larissa 6ªD.

    ResponderExcluir
  12. Parabens para a Profª Débora que fez um texto muito legal e Parabens ao Ìccaro que conseguiu ganhar esse concurso e representar a nossa escola !!!

    Emanuelly e Victoria Mantovani da 6ªD

    ResponderExcluir
  13. Parabens prof Debora pela iniciativa de formar as oficinas de escrita avançada e parabens ao Iccaro por ter feito um texto digno de ganhar o premio
    Voces mereceram!!!

    Bruna e Danilo 6d

    ResponderExcluir
  14. Parabens aos alunos que participaram,principalmente a Íccaro, Bianca e Gabriela e a professora Debora por acreditar.

    Fabio Felix 6 serie D

    ResponderExcluir
  15. Parabéns a todos, eutou muito orgulhosa da NOSSA escola e de todos os professores.
    É bom saber que a escola onde eu estudo é uma das melhores!
    Obrigado a todos, e mais uma vez, PARABÉNS!

    Beijos, e um bom feriado a todos!

    Ass: Samara 6ª D

    ResponderExcluir
  16. Muito bom ver um de nossos alunos ser premiado por sua participação e produção.
    Gostaria muito de ler o artigo de opinião, não só o do Iccaro, como também dos outros alunos que participaram desse evento.
    Seria interessante publicá-los, não acha?

    Abraços,

    Profª Leilane

    ResponderExcluir