Visitantes

terça-feira, 21 de junho de 2011

Mês de Junho: Festas Juninas!

 

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joaninha.

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  

Festas Juninas no Nordeste 

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

As comidas típicas desta festividade, são: pamonha, cural, milho cozido, cuzcuz, canjica, pipoca, bolo de milho, arroz doce, batata doce, cocada, entre outras. Já as bebidas mais comuns, são: vinho quente e quentão.

Mais informações sobre as festas juninas, você encontra no:   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina

 

No dia 22/06/11 nós, alunos da Rádio Gui e do Grêmio, realizamos uma festa junina com a montagem de algumas barracas: pescaria, argola, boca do urso. Organizamos quadrilhas e brincadeiras.

Esse evento foi produzido para os alunos de 1ª a 4ª séries.

 

Abaixo, algumas fotos da nossa festa junina:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

quer ver mais? acesse o álbum de fotos

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário