Visitantes

domingo, 2 de outubro de 2011

EMEF GUILHERME DE ALMEIDA NO FESTIVAL BAIRRO-ESCOLA

OS ALUNOS da EMEF Guilherme de Almeida proporcionaram um verdadeiro espetáculo durante o FESTIVAL BAIRRO-ESCOLA promovido pela Associação Cidade Escola Aprendiz, no Parque da Água Branca, dia 30 de setembro de 2011.

Mostraram o valor da universalização do ensino por meio de uma Escola Pública construída por profissionais competentes e por alunos cada vez mais protagonistas. Todos com o poder de articular o currículo com temas "glocais".


A foto abaixo foi tirada já no finalzinho, mas também pode ser o início:
todo mundo jogando junto.
















Os alunos falaram sobre os vários projetos que a escola desenvolve:
  • Projeto de Teatro - construído com tanto amor e garra pela Professora Sandra Romualdo e da parceria com o Céu Tiquatira (Refúgio no Caos);
  • Esporte - Professores Margarete, Rubens e Adilson, muitas medalhas e autoestima lá em cima desses nossos atletas e professores que acreditam na capacidade do esporte como transformador de realidades;
  • Xadrez - alunos empregando o raciocínio lógico desenvolvido nas técnicas do jogo no cotidiano escolar e na vida;
  • EDUCOM - professores Elenice e Adilson e seus maravilhosos alunos-aliados que criam propostas fantásticas apesar de alguns "probleminhas técnicos";
  • Coral - a Prof.ª Grazzi plantando música e colhendo maravilhas em parceria com o SAAI(Prof.ª Rosacy) aprendendo a "ouvir" as necessidades especiais de cada aluno;
  • Projeto Currículo Global - adotado pela escola desde 2010 e vem possibilitando conexões entre trabalhos do Ciclo I e Ciclo II, entre escolas, entre países, entre continentes - tudo pelo cidadão Global-Planetário.
  • Grêmio - protagonismo juvenil a mil e um investimento magnífico do professor Adilson e da Elenice (de novo!).
  • INFORMÁTICA EDUCATIVA (idealizadora deste blog!!!): cada vez mais articulada, necessária e imprescindível para qualquer escola buscar CONEXÕES com componentes curriculares, professores, alunos e parceiros no mundo inteiro! Leilane e Paulinha dando show virtual e presencial.
Trouxeram de lá experiências e muitas ideias de como articular ESCOLA-COMUNIDADE por meio da Comunicação, Cultura, Arte, Política, "POLIGREMIA" e Cidadania Planetária

Time em campo (da esquerda para a direita): Elenice, Gabriela, Maria Luiza, Tayná, Lígia, Beatriz, Chris, Antônio, Bianca, Gabriela. / (mais à frente da direita para a esquerda): Carlos, Débora, Beatriz, Isabela, Fernanda.

Participaram de três mesas de debates, e incendiaram a plenária levantando a polêmica "Funk é arte?"

A equipe do EDUCOM (Elenice, Fernanda e Isabela) esteve lá e cobriu tudo. Vão nos ajudar a escrever uma NOTÍCIA sobre o evento (essa notícia será criada por todos os alunos presentes no evento e fizeram anotações).

Por enquanto, fica aqui um gostinho, uma declaração de amor a esses alunos (aos que foram e aos que ficaram), à Equipe desta escola que nos ajudou a organizar tudo isso em prazos curtíssimos (Ângela, Eduardo, Luciene, Denise, Deise, Cleide, Vera Lúcia - aqui cabe muito mais gente!!!), à DRE Penha - SME SP (grande parceira), à pedagoga Madza Ednir (CECIP) e à Helena Singer (Politeia) que lançou o convite.

Fica também a promessa de uma matéria bem recheada assim que as anotações e sensações estiverem em dia. Afinal, tudo isso está conectado ao estudo do Gênero Jornalístico.

Ah, olha só quem encontramos por lá e convidamos para mais parcerias:


    Time afinado (da esquerda para a direita em pé): Bianca, Gabriela, Maria Luiza, Antônio, Gi, Bia, Ligia, Débora, Alexandre, Carlos, Christopher, Elenice/ (da direita para a esquerda logo baixo) Madza, Isabela, Beatriz, Gabriela, Tayná.

Bjs

9 comentários:

  1. Adorei...quero saber mais...Parabéns a todos
    Denise

    ResponderExcluir
  2. Parabéns queridos alunos!!
    Beijos!
    Luciane

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ver toda essa energia. Também...com essa equipe de alunos e professores não poderia ser diferente.
    Parabéns a todos!
    Leilane

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a todos os professores e alunos!!
    Por este trabalho.

    Beijos!!!
    Leticia Dolce 6-C

    ResponderExcluir
  5. parabens,
    e um beijo da kah!
    e beijo isabela parabens pela participação priminha!!!!!!!!!!!!!
    ;)

    ResponderExcluir
  6. o texto é interessante e fala sobre varios projetos e falou sobre a escursao.

    Pedro 6C

    ResponderExcluir
  7. Muito bom ver toda essa energia. Também...com essa equipe de alunos e professores não poderia ser diferente.
    Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei ver professores e alunos envolvidos com tanta garra. Continuem sempre motivados a participarem dos eventos da nossa querida escola.
    Parabéns!!!
    Paula

    ResponderExcluir