Visitantes

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Programas Radiofônicos na Informática Educativa

Em parceria com as professoras de Língua Portuguesa Débora e Alice, os alunos de 7ª séries conheceram um pouco sobre a história da rádio e protagonizaram seus próprios programas no Laboratório de Informática Educativa e desta forma, contribuíram com a ampliação do acervo de programas da “Rádio Gui” que os Profs. Adilson e Elenice coordenam.

Para a realização deste projeto na informática, o primeiro passo era não se incomodar com o excessivo barulho que teríamos durante toda a produção e o segundo, poder contar com a colaboração das professoras de sala de aula para ajudar a acompanhar os grupos na elaboração da escrita de pauta, uma vez que as turmas especificamente de 7ª séries são atendidas duas vezes por semana na informática. No primeiro atendimento a aula é conduzida apenas pelo POIE e no segundo podemos contar com a presença do professor de sala de aula, o que favoreceu significativamente para que esse projeto fosse realizado.
Iniciamos a proposta de trabalho com os alunos apresentando diferentes formatos de programas como a "Rádio Esso", "Gil Gomes", "Barros de Alencar", "Zé Betio" “Show do Barnabé” e outros. Organizaram-se em grupos, elaboraram o roteiro de gravação escolhendo os efeitos sonoros e vinhetas que fariam parte de sua produção.

No decorrer do processo contamos com várias surpresas como perda de arquivos, divergências entre os membros dos grupos, criatividade e também dificuldades para alguns na produção de escrita. Teve espontaneidade, mas não faltou inibição entre eles. Riam e julgavam ao ouvir suas vozes e muitas vezes, passavam para o outro colega fazer a narração. Em alguns casos, houve participação de todos os membros do grupo para fazer a locução no momento da gravação.

Nas situações que encontraram mais dificuldades de produção de escrita de pauta, foram sugeridas poesias para declamarem e produzir um programa denominado “momento poesia”.

O resultado foi a produção de programas variados cujo protagonismo evidenciou criatividade na hora de gravar e soltar a voz.

Convidamos você para ouvir os programas e votar na produção que achar mais interessante.

 


Acesse nosso Ponto de Encontro ouça e vote :       

http://pontodeencontrodogui.blogspot.com 

 

                                                                          (Poies Leilane e Paula)

 

Objetivo Geral do Projeto:

  • Promover o protagonismo juvenil utilizando diferentes recursos midiáticos.

 

Objetivos específicos:

  • Apreciar diferentes formatos de programas de rádio;
  • Conhecer nova forma de expressão e divulgação de idéias;
  • Produzir escrita e organização de pauta;
  • Inserir vinhetas e background na programação;
  • Estimular a percepção temporal;
  • Explorar recursos do programa Audacity.

 

Desenvolvimento:

 

  • Conhecer um pouco sobre a história da rádio e ouvir diferentes formatos de programas como a “Rádio Esso”, “Zé Bétio”, “Gil Gomes”...
  • Organizar os alunos em grupo para a produção da pauta e organização técnica de equipe;
  • Escolher o tema de interesse e adequar o assunto ao tempo de duração do programa;
  • Pesquisar e selecionar a música para background e vinhetas;
  • Explorar a voz utilizando o microfone e possibilidades de alterações com os recursos do programa Audacity;
  • Ouvir a gravação e editar os cortes necessários para finalização do programa e convertê-lo para arquivo de mp3.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário