Visitantes

segunda-feira, 2 de julho de 2012

PEDAÇOS DO BENIN

Em outubro de 2011 a EMEF Guilherme de Almeida participou da viagem de estudos ao Benin (África), no contexto do Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade. Duas professoras participaram desse encontro (Vera Lúcia Mello e Débora Maria Macedo), ministraram aulas e trouxeram de lá muitas fotografias de tudo o que puderam captar do cotidiano de Porto Novo, Cotonou, Calavi e Ouidah, cidades visitadas durante a permanência no país.


Ao retornarem, necessitavam compartilhar com a comunidade escolar tudo o que conseguiram construir de aprendizagem a partir desse (re) encontro - não vamos esquecer que o Benin é um país irmão do Brasil, pois daquela região (Antigo Reino de Abomey) saíram os primeiros africanos em direção ao continente americano e, principalmente, ao nosso País. 


Nesse ponto, as fotografias falavam mais que as palavras e em um dado momento, na sala de informática, começamos a examiná-las em conjunto com os estudantes. Além das questões geográficas, sociais e econômicas, todos nós ficamos muito impressionados com a variedade e a beleza das estampas dos tecidos utilizados nas roupas dos beninenses. 

Não há como precisar como a ideia nasceu, mas no momento em que lidávamos em programas de edição de imagem, as fotos originais foram manipuladas dando origem a alguns mosaicos com pedaços dos tecidos recortados das fotos.

Como se tratava de uma etapa de final de ano, poucos estudantes compareciam à escola, já ávidos pelas férias de verão. Àqueles que permaneceram frequentando, foi oferecida a oportunidade de "brincarmos" com as fotos do Benin. 

Então, em certas situações, tínhamos, no laboratório
de informática, crianças e adolescentes de diferentes séries e idades desenvolvendo um trabalho em conjunto com vários professores de diferentes disciplinas, sob assessoria das Professoras Leilane a Paula Santoro (POIE).

O resultado desse encontro foi maravilhoso e agora compartilhamos com vocês. Esse é um presente da Comunidade Escolar EMEF Guilherme de Almeida para os olhos e os corações daqueles enxergam além do que a vista alcança. Deem uma olhada nos links abaixo e conheçam mais alguns trabalhos dos autores-artistas dessas maravilhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário