Visitantes

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Família na Escola é recebida com poesias, músicas e outras atrações

O último sábado (11) foi o "Dia da Família na Escola"

Para receber a comunidade, alunos e professores organizaram um evento especial  com apresentações de danças, teatro, leitura de poesias e feira de livros.

Sob o comando das professoras Alessandra e Erika da Sala de Leitura , os alunos fizeram escolhas de poesias, ensaiaram com seus professores e colaboradores e deram um show de literatura.

A equipe gestora fez a abertura do evento e o dia seguiu com apresentações diversificadas, visitas dos autores de livros Luiz Carlos Ladeira, Nelson Pascharelli Filho, o cordelista Josué Gonçalves de Araújo, o Grupo Apitangauê da arte educadora Renata Camargo e  da professora e atriz Mariana  de Oliveira Gomes e homenagem a escritora e poetisa Penhense Elisa Barreto.


Os alunos dos 2ºs anos das professora Lilian B, Graciela e Andrea G. cantaram a música "Entre borrachas e apontadores" e receberam seus  livros de rimas produzidos  no Laboratório de Informática - Profª Paula e Sala e Leitura - Profª Alessandra.


Os 1ºs anos das professoras Janesluci, Vânia e Graciela cantaram "Se esta rua fosse minha" como parte das atividades desenvolvidas na incorporação da Praça Professora Neiva Lenita Marcondes Carrara e abaixo assinado. (saiba mais em http://pontodeencontrodogui.blogspot.com.br/2016/05/se-esta-praca-fosse-minha.html)




Recitação e gravação em áudio do poema "Maria Perguntona", dramatização da "Galinha Ruiva" e a música "Bicharadas" dos Saltimbancos ficaram por contas dos 3ºs anos das professoras Valderez, Andréia, Ivanilda, Paula, Alessandra e Elenice do projeto Rádio Gui.


Os alunos dos 4ºs anos das professoras Fátima, Luciane e Meivis e Alessandra da Sala de Leitura diversificaram suas apresentações com produção de texto "Se esta praça fosse minha" parodiando o poema de José Paulo Paes, "Se esta rua fosse minha", dramatização de "Lolo Barnabé" de Eva Furnari e seminário e homenagem à escritora Elisa Barreto, poetisa brasileira e penhense.



Houve também um pedido aos adultos de respeito às crianças através da poesia de Pedro Bandeira - "Mais respeito que eu sou criança" declamado pelos alunos 5ºs anos das professoras Norma, Rosângela, Fernanda , Taís e Carolina Comarin.

Os 9ºs E e D fizeram uma intervenção ao Bullying e a Violência contra a Mulher"apresentando parte de seu TCA (Trabalho Colaborativo Autoral)

O patrono da escola Guilherme de Almeida também foi homenageado. O aluno Ezequiel Trevisan de Araújo que ocupará a cadeira nº 1 na AEL (Academia Estudantil de Letras) falou um pouco sobre a vida do autor e seus poemas "As três meninas" e "Saudades" foram declamados pelos alunos dos 6ºs anos e na sequência as alunas Emily Manzieri e Giovanna Bechhauser apresentaram o poema "Canção da primavera" de Mario Quintana.


Durante as preparações para este evento descobriu-se novos talentos: A aluna Giulia Larissa Araújo (7º ano) que escreve poesias recitou "A cinderela" e o aluno Ryan que toca violão em companhia de seu amigo e ex aluno Eduardo Germano fizeram acompanhamento nas vozes dos alunos dos 7ºs anos que cantaram a música "Pais e Filhos" de Renato Russo.

Cecília Meireles foi também homenageada com seu poema "A bailarina" recitada pela aluna Milena Ribeiro (7ºC) que seguiu com a realização do balé pelas alunas com a música "Love on Top" da cantora Beyoncé

Os 7ºs e 8ºs anos fizeram sua contribuição com a exposição  das caveiras mexicanasorganizada pela professora Valèria Francine (Artes), que no México representam vida e são decoradas para afastar os maus espíritos e podem ser observadas na obra de Frida Khalo, artista que tem história de superação e passou a pintar  após um grave acidente que a deixou imobilizada, representando suas angústias, medos e todo seu amor em seus autorretratos.

Não faltou também  recadinhos entregue pelo Correio Elegante organizado pelos alunos do Grêmio Estudantil e Apresentação de poesias  de uma forma acolhedora  por um "guarda-chuva" e "Leitura pé do ouvido", promovidos pela AEL.


E para encerrar o evento o escritor Josué apresentou um dos seus cordéis.







Escritor Cordelista Josué Gonçalves de Araújo



Escritor Nelson Pascarelli Filho

Escritor Luiz Carlos Ladeia



Veja os melhores momentos do evento no vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário