Visitantes

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Festa de Fundação da AEL Guilherme de Almeida

Dia 26/9/16 foi um dia muito especial para a Sala de Leitura da EMEF Guilherme de Almeida, pois com muita alegria, celebramos nessa data a festa de fundação da AEL - Academia Estudantil de Letras Guilherme de Almeida! 

No evento, 24 alunos tomaram posse de seus amigos literários e, anualmente, esta cerimônia será repetida para receber seus novos membros.

Hoje, a Academia Estudantil de Letras Guilherme de Almeida é composta por 24 membros titulares, 01 membro suplente, 13 membros correspondentes e 1 membro vitalício, aluno que já terminou o ensino fundamental e que sonhava com a implantação do projeto na escola.

A Academia Estudantil de Letras – AEL - é uma autêntica Academia de Letras, com as devidas adaptações para o público estudantil, desenvolvidas nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino. O projeto AEL existe há 11 anos. Nasceu em 2005, na Emef. Padre Antônio Vieira, na Diretoria Regional de Educação da Penha, idealizada pela então professora de Língua Portuguesa, Maria Sueli Fonseca Gonçalves, conhecida por todos como Suelizinha. O projeto foi crescendo graças à divulgação das ações dessas academias, às formações realizadas na DRE Penha e o encantamento e a transformação que esse projeto provoca nas relações entre alunos e professores e no gosto pela literatura. Está em fase de expansão para a cidade de São Paulo, instituído pela Secretaria Municipal de Educação e atualmente, existem 35 Academias Estudantis de Letras fundadas.

Nossa cerimônia foi maravilhosa! A posse das cadeiras literárias foi seguida pela apresentação de nossos acadêmicos de seus respectivos “amigos literários” através de citações de frases, poemas, trecho de obras, pequena biografia dos autores e até música! Foi lindo de ver e sentir!

O “Cerimonial das Rosas” foi um momento belíssimo e de muito carinho e recepção da nova academia, que contou com o apoio e presença dos acadêmicos da AEL Arnaldo Antunes, do CEU EMEF Professor Antonio Carlos Rocha que entregaram uma rosa vermelha aos titulares da AEL e uma branca aos membros correspondentes e suplentes.

A festa continuou com a homenagem ao patrono de nossa academia: a peça teatral “Um certo Guilherme de Almeida” apresentou a vida e obra desse autor e contou com o apoio da Professora de Artes Ana Paula que acompanhou e orientou os ensaios do nosso grupo!

Finalizamos com a recitação do poema “Saudade” de Guilherme de Almeida, nos emocionando e já sentindo saudade desses momentos especiais, pois já dizia nosso poeta, “quem sente saudade, nunca está sozinho; e a gente tem saudade de tudo nesta vida...”.

A “Oração da Paz”, tradição das cerimônias de fundação e posse, foi também um momento de muita expectativa de nossos acadêmicos que apresentaram um novo arranjo musical à letra, com direito à coreografia! Foi um belo exemplo de autonomia e trabalho coletivo de nossos estudantes!

Agradecemos a todos e todas que prestigiaram esse evento incrível, em especial: a idealizadora do projeto Suelizinha; Sueli Vaz, Coordenadora do Projeto na SME; a Sra. Eliana Barbosa Marchesini, representante do DICEU da Dre Penha; Samir, coordenador do projeto AEL na Dre Penha; as assistentes de direção da Emef Guilherme De Almeida, Ana Maria Gecys Santini e Denise Pires; o coordenador pedagógico de nossa UE, Wagner De Laurence; AEL Pedro Bandeira, do CEU EMEF Profª Rosângela Rodrigues Vieira; AEL Arnaldo Antunes, CEU EMEF Profº Antonio Carlos Rocha; AEL Marina Colasanti da EMEF 19 de Novembro; as famílias de nossos acadêmicos que puderam acompanhar esse momento tão importante dos nossos alunos e alunas; Professoras Paula, Leilane, Ana Paula, Elenice e Taís, pelo apoio e parceria na realização dessa cerimônia!

Confira os vídeos com os melhores momentos!

Oração da Paz



Recitação do Poema "Saudade" de Guilherme de Almeida



Peça teatral "Um certo Guilherme de Almeida"



Álbum de Fotos



Não deixe de assistir os bastidores desta grande festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário