Visitantes

sábado, 29 de outubro de 2016

Semana da Criança - Fund I e Fund II Juntos!

As crianças tiveram uma semana especial com atividades diferenciadas:
  • Oficinas de beleza, de argila, de jogos de tabuleiro e de boneca Abayomi;
  • Contação de história;
  • Teatro de Mágico;
  • Cinema;
  • Circuito de atividades físicas na quadra;
  • Lanchinho especial; e
  • Brincadeiras na sala de aula.
Visando à integração entre os ciclos, os alunos do Grêmio e dos 9ºs anos auxiliaram como monitores nas atividades desenvolvidas com os alunos do Fundamental I.

Confira os vídeos!




Novela em 4 capítulos para reflexão da indisciplina em sala de aula

Flashes da Sala de Aula tem por objetivo discutir comportamentos negativos que são espalhados entre os alunos como valores aceitáveis.

 Essa atividade produzida pelas alunas da Rádio GUI, sob a orientação da professora Elenice, é um apoio ao professor regente que está preparado para transmitir os conteúdos aos seus alunos, e, muitas vezes não consegue, por causa da indisciplina na sala de aula.



Confira os vídeos!














sexta-feira, 28 de outubro de 2016

AES ELETROPAULO NAS ESCOLAS

Alunos do Grêmio Estudantil formam o Núcleo de ação Para a Eficiência Energética


Alguns meses atrás, iniciamos o projeto da Eletropaulo para economizar energia nas escolas e na casa dos alunos participantes.

O projeto conta com 16 alunos, chamam-se "núcleo de ação para a eficiência energética". Esses alunos trabalham como fiscais energéticos na escola, mapeando locais (ex: quantas lâmpadas, quantas tomadas, ventiladores, etc.) para termos uma base para começarmos as ações de economia.

O núcleo recebe apoio da escola inteira. Funcionários responderam questionários sobre seus hábitos de uso de energia elétrica e água em casa, assim como alunos e familiares.

Professoras do 5° ano estão dando aulas sobre o uso consciente de energia para seus alunos, sendo todos membros convidados a participar do projeto.

Levando para casa um caça-desperdício, os alunos do 5° e 6° ano ensinam seus familiares a praticarem o uso inteligente de energia elétrica.







AEL Guilherme de Almeida participa da Fundação da AEL Marina Colasanti

Na tarde de quarta-feira (26/10) a nossa academia foi prestigiar a fundação da AEL Marina Colasanti na Academia Paulista de Letras no Largo do Arouche. 

Uma festa riquíssima no qual 23 alunos tomaram posse de suas cadeiras com a presença de autoridades, pais e familiares e corpo docente da EMEF 19 de Novembro.

Nossa academia engrandeceu a festa realizando o “Cerimonial das Rosas”, momento em que a última academia fundada prestigia o evento  entregando uma rosa para cada novo membro da academia recém fundada, representando que a unidade do projeto.

No encerramento, nossos alunos foram convidados para cantar junto a Oração da Paz, hino das academias.

A AEL Marina Colasanti foi 38º Academia fundada. O projeto AEL existe há 11 anos. Nasceu em 2005, na Emef Padre Antônio Vieira. O projeto foi crescendo graças à divulgação das ações dessas academias, às formações realizadas na DRE Penha e o encantamento e a transformação que esse projeto provoca nas relações entre alunos e professores e no gosto pela literatura. Foi se ampliando ao longo dos anos, dentro do programa de expansão para a cidade de São Paulo, instituído pela Secretaria Municipal de Educação e atualmente, existem 38 Academias Estudantis de Letras fundadas.





quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Alunos de 1º ao 3º ano visitam o Áquario de São Paulo

Com olhares curiosos e cheios de encantamento, nossos alunos de 1º ao 3º anos tiveram a oportunidade de visitar inúmeras espécies marinhas que residem num dos maiores aquários de são Paulo.

O ambiente dividido em setores,  reproduzem o habitat natural dos animais que abriga, retrata as florestas brasileiras, onde podem ser vistos jacarés, lagartos, iguanas e serpentes; o Vale dos Dinossauros, com réplicas e um museu paleontológico; o Pólo Sul, com os sempre adorados pingüins; o oceanário, que imita um navio naufragado e apresenta espécies surpreendentes de tubarões e raias; e o Setor Mamíferos, com espécies de macacos, tucanos, lontras, tamanduá e os famosos Tapajós (filhote de peixe-boi) e Thunder (lobo-marinho).

É possível observar também, o casal de ursos polares Aurora e Peregrino e novas especimes de suricatos, cangurus, lêmures, colombus. (http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/4349-aquario-de-sao-paulo)



Veja como foi a visita clicando no vídeo abaixo:


Monitoria fala aos alunos um pouco sobre os animais:

Atividade Cultural AEL Guilherme de Almeida

Nossos alunos da Academia Estudantil de Letras - AEL Guilherme de Almeida, participaram de uma saída cultural no dia 15 de setembro de 2016, para o CEU Quinta do Sol, a fim de prestigiar a Festa de Fundação da AEL Pedro Bandeira, da EMEF Professora Rosangela RodriguesVieira.










 













 

Integração Sala de Aula e Salas de Informática Educativa, de Leitura e Rádio Gui



A professora Andrea desenvolveu na sala do 3º ano B atividades de leitura e de escrita com a música “O Pato”, de Vinícius de Moraes: exercícios para completar com as palavras do texto; pintura de imagens e criação de pequenos textos; pintura de imagem do pato ampliada e fixação da imagem em um palito de picolé.

Paralelamente ao trabalho em sala de aula, os alunos frequentaram a sala da Rádio em três momentos. Em duas aulas  cantaram a música com acompanhamento de instrumentos de percussão feitos com sucatas, para a percepção de efeitos sonoros e ritmo; na terceira aula, os alunos produziram sons com a boca e fizeram gestos para a caracterização do efeito sonoro quack-quack.


Na Sala de Informática Educativa assistiram ao vídeo clipe da música, cantaram, digitaram e ilustraram a canção utilizando os recursos do Word e do Paint.



Na Sala de Leitura fizeram a leitura compartilhada do livro "A Arca de Noé" de Vinicius de Moraes; recitação dos poemas, trabalhando a oralidade e entonação na leitura dos versos; e reescrita coletiva do poema "O pato", enfocando a estrutura textual: versos, estrofes, rimas.

Em um trabalho integrado os alunos podem vivenciar o mesmo tema nos diferentes espaços escolares, com diferentes enfoques.

Acompanhe como foram esses momentos clicando nos vídeos!