Visitantes

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Novo projeto "Horta" ressignifica e amplia espaços de aprendizagens

  O projeto cresce com o número de alunos interessados.


Nesse processo inicial alunos inscritos e o professor Wagner, coordenador do projeto, estão fazendo reconhecimento do solo, tipo de terra, levantamento de necessidade de nutrientes, análise de luz e calor para decidirem o que plantar nos pequenos espaços ao redor da escola.

A turminha já se mostrou motivada com o plantio de algumas ervas medicinais no canteiro que fica na frente da escola, bem próximo ao portão de entrada.

No espaço que fica atrás da cozinha, foi pensado o plantio de hortaliças, embora a terra seja considerada pobre em nutrientes e muito compacta. Estão preparando o lugar para receber as primeiras mudas. Mas, já é possível observar o crescimento de uma uma planta alimentar muito nutritiva, ora-pro-nobis, muito conhecida pelo seu  alto teor de proteína.


Segundo o professor Wagner,  não há uma divisão rigorosa de trabalho. Ele tem procurado diversificar as funções dos alunos para que todos tenham as mesmas oportunidades e entrem em contato com a terra e conheçam as ferramentas necessárias.

A dificuldade encontrada no momento tem sido a irrigação. O professor está  procurando um gotejador que possa ser usado nos finais de semana e feriados, principalmente no período de seca que é muito comum nessa estação do ano.

O projeto ainda está em construção e aos poucos vem sendo compartilhado com os demais professores e alunos para que o mesmo propicie a todos a sua ampliação e ressignificação dos espaços de aprendizagens.














 


Um comentário:

  1. Minha filha Pietra ,está adorando o projeto, super empolgada... Através do projeto já percebo uma conscientização em relação ao meio ambiente e alimentação saudável. Excelente projeto, parabéns a toda equipe...

    ResponderExcluir