Visitantes

quinta-feira, 14 de abril de 2011

O SILÊNCIO DO BARULHO E O BARULHO DO SILÊNCIO


O_Grito_(Edvard_Munch)

Oi Pessoal!


         Vocês já perceberam que quando todos falam ao mesmo tempo, ou quando não se fala coisa alguma, nada se escuta? No primeiro caso, o barulho é tão grande que tudo se anula, ficando apenas um grande zum zum zum e o mais importante, que é a opinião de cada um, se perde. No segundo caso, se não há o que falar, não há o que ouvir. Nos dois casos, somos muito prejudicados.   

         Nesta semana, recebemos duas visitas muito especiais: Madza Endir e Rosa María Torres. A Madza é a coordenadora do Projeto Currículo Global para a Sustentabilidade, do qual nossa escola faz parte. A Rosa María é uma educadora do Equador, conhecida mundialmente. As duas lutam para que professores e alunos tenham condições de construir um futuro melhor para todos por meio da educação.

         Elas assistiram a uma aula da Prof.ª Vera Lúcia, do 5° ano e fizeram muitos elogios a nossa escola, principalmente ao fato de termos mais canais de comunicação como o blog, o twiter e o multiply. Mas observaram que o barulho pode estar prejudicando nossa convivência. Claro que não esperavam encontrar uma escola cheia de crianças e adolescentes mergulhada no mais profundo silêncio, mas também a quantidade de ruídos que conseguiram captar, produzidos por toda a escola, atrapalharam muito a prática da escuta e expressão na sala de aula em que estavam.

         Proponho uma reflexão aqui para que possamos achar uma solução para esse “conflito”:
1.      O que vocês entendem por “Silêncio do Barulho e Barulho do Silêncio?”    
2.      Há meios de resolver essa questão? Façam sugestões:

Não esqueçam que a poluição sonora é mais um problema a ser resolvido para que possamos promover a Sustentabilidade!

Abraços, Prof.ª Débora

23 comentários:

  1. Oi Profª Débora,
    Excelente texto e ótimas observações com relação aos ruídos existentes em nosso ambiente escolar.
    Destaco o trecho da frase "...o barulho é tão grande que tudo se anula, ficando apenas um grande zum zum zum e o mais importante, que é a opinião de cada um, se perde..."
    Este tem sido um dos motivos pelo qual temos pedido aos alunos que não utilizem as caixas de som no Laboratório de Informática. Exatamente porque os alunos querem ouvir músicas e com diversos estilos musicais tocando ao mesmo tempo, nada se ouve, há não ser um enorme barulho.
    Com as máquinas novas, resolvemos deixar novamente as caixas de som ao lado dos computadores, com o combinado de que eles as usem quando o trabalho que estiver realizando exigir o uso de som.
    Desta forma, apoiamos a proposta de reflexão sobre esse conflito e contamos com a compreensão dos nossos alunos quanto ao uso adequado dos equipamentos.

    Abraços,
    Profª Leilane

    ResponderExcluir
  2. Olá profªDébora,
    Adoramos o seu texto, e realmente a senhora tem razão!
    O barulho atrapalha nosso desenvolvimento na educação escolar, e isso pode nos prejudicar no futuro.

    ResponderExcluir
  3. Mariana e Bárbara que bom que gostarm do texto, mas e aí, o que seria o Silêncio do Barulho?

    ResponderExcluir
  4. Oi profª Debora, amamos o seu texto, fala muito da realidade nas escolas, que é a poluição sonora. Realmente quando todos falam ao mesmo tempo, não conseguimos ouvir nada além do zum zum zum.
    Beijos.

    Andreza & Bianca de P. 7ºB

    ResponderExcluir
  5. 1. O que vocês entendem por “Silêncio do Barulho e Barulho do Silêncio?”

    Concordamos que , de tanto nós falarmos ninguem consegue escutar absolutamente nada.O barulho é tão grande que o que queremos falar não é entendido.

    2. Há meios de resolver essa questão? Façam sugestões:

    Não ,pois,é muita gente falando ao mesmo tempo.E obviamente não viveriamos sem falar.

    ResponderExcluir
  6. Maysa e Giulia
    Será que não há mesmo uma meio de resolver a questão?
    Claro que não podemos nos calar para sempre, isso não! Mas há uma diferença muito grande em calar e calar para ouvir e respeitar o momento do outro falar. Será mesmo que não há uma solução para esse nosso conflito?

    ResponderExcluir
  7. Seu texto ficou muuuuito bom, de verdade !
    O que achamos sobre " Silêncio do Barulho e Barulho do Silêncio", é basicamente que, o barulho excessivo atrapalha nossa concentração, nos atrapalhando no aprendizado, porém, o silêncio excessivo significa que não conseguimos expressar nossas opiniões.
    Achamos que uma solução seria, todos ouvirmos na hora que devemos ouvir, e falar quando se deve falar, acho que seria melhor pra todos.
    É isso que achamos, professora.

    ResponderExcluir
  8. Olá Profª Débora adoramos o texto.Eu entendo sobre barulho do silêncio é quando está com tanto silêncio que o ambiente fica até meio desanimado e silêncio do barulho é quando você está num ambiente muito barulhento mais que pode estar produzindo algo.
    Sim há soluções, a gente pode fazer barulho mais produzir ao mesmo tempo.
    Bjus Ariel e Beatriz 7ªD

    ResponderExcluir
  9. Olá Prof Débora tudo bem aqui quem fala é o Raphael e o Renan

    Gostamos muito do texto.Entendemos do texto que quando esta muito barulho não se entende nada.

    1. O que vocês entendem por “Silêncio do Barulho e Barulho do Silêncio?”

    O silencio do barulho é quando esta muito barulho mais não se entende muito o que esta acontecendo.

    2. Há meios de resolver essa questão? Façam sugestões:

    Não da para acabar totalmente mais sim minimizar o barulho.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Nós concordamos com a professora que as vezes nós fazemos muito barrulho, mais é natural adolescentes que 13 14 anos querem falar , e acabam fazendo muito barrulho.
    Nós entendemos que os alunos acabam fazendo muito barrulho e que as vezes não conseguem se escutar, e que as vezes também a tanto silencio que não temos discucões pra chegarmos a uma conclusão para podermos produzir.
    Uma as conclusões é a professeora tentar ,com jeitinho, pedir para nós os alunos fazerem silencio.Sabemosque nós somos complicados mais com paciencia a professora consegue que nós fassamos silencio.Depois que a professora conseguir que nós fassamos silencio , nós podemos discutir e chegar a uma conclusão para que possamos produzir.

    ResponderExcluir
  12. Isso que ela dissa estou totalmente de acordo por que as vezes fazemos muito barulho.

    Isabela 5ªB

    ResponderExcluir
  13. Que mesmo tanto silêncio ou não , nós somos prejudicados .

    Sim , não sendo calado , mas conversar nas horas apropriadas.

    Gabriela e Gabrielle 6ºD

    ResponderExcluir
  14. eu concordo mais as vezes não á como evitar, e vamos tentar melhorar.
    Somos gratos

    Kayque e Kevin 6D

    ResponderExcluir
  15. Olha Professora Débora, gostei muito do que você falou, acho que isso é o certo... Você tem toda a razão, deveriamos insentivar as pessoas a fazer menos barulho e a ouvir mais... Minha sala é muito barulhenta, 6ºD tarde... No fundo sempre tem uma bagunça, uma fofoca, uma putaria, e sempre no fundo ninguém faz toda a lição... Eu estou no fundo mais mesmo assim, eu consigo filalizar as lições e acho que sempre tenho uma boa participação nas aulas... Gosto de Ciência, mas já que ninguém nunca deixa as pessoas que gostam fazer as lições direito, mas eu fe esforço ao máximo para fazer as lições...

    Arthur Gonzalez Cuevas Vaz, 6ºD tarde... Obrigado por sua atenção

    ResponderExcluir
  16. 1-eu entendo de “Silêncio do Barulho e Barulho do Silêncio”que que com por conta dos barulhos e comversas somos prejudicados.
    2-os meios de resolver esta questão e não conversar em horas inapropriadas e conversar baixo

    ResponderExcluir
  17. Olá Prof Débora tudo bem
    Gostamos muito desse texto nós concordamos com a professora porque as vezes nós fazemos bastante barulho e quando fazemos muito barulho não ta pra fazer as lições direito,não da pra ouvir a professora e atrapalha a aula.
    Professora gostamos muito do que a senhora falou é muito importante para todo mundo.
    .Todos nós sabemos que somos bagunceiros e que somos complicados mas se a professora.
    Se a professora falar com jeitinho com alunos e ter paciencia ela consegue nós fazemos silencio.
    Gabriely e Jennifer 6°D

    ResponderExcluir
  18. silêncio do barulho é quando muitas pessoas falam juntas e não se pode escutar e nem entender nada e barulho do silêncio é quando em meio a um enorme silêncio podemos escutar pequenos barulhos e ruídos como o piar de um passarinho e o barulho do vento para resolver isso não precisamos nos calar para sempre, basta nos calarmos para ouvir uns aos outros.

    Andressa e Anna Paula 6ªD

    ResponderExcluir
  19. Eu concordo professora a poluição sonora pode danificar os ouvidos isso pode levar a surdes aos 60 anos,como explicou o professor Wagner.
    O barulho do silencio é bom,mas o silencio do barulho é ruim por que pode prejudicar os ouvidos das pessoas.
    Mas temos como evitar é so a sala em que convivemos não falar alto mas sim falar baixo isso pode ajudar muito.
    ass:Kimimaru e Luana 6D

    ResponderExcluir
  20. Ola professora Debora
    1-eu entendo que com muito barulho nòs nâo conseguimos entender a materia e nem ouvir a opiniâo dos outras pessoas que convivem com a gente, assim somos prejudicados;

    2-os meio de evitar que isso aconteça, sâo nâo conversar emnquanto estiver explicando a liçâo, quando houver um tempo livre a conversa poderia ser liberada mas moderadamente assim nâ sairiamos prejudicados

    ResponderExcluir
  21. Olá, gostei muito do tema inovador que nos mostra o quanto os ruidos nos encooda e nos atrapalham, concorto com a senhora,a nossa escola é ótima, mas esse barulho atrapalha mito e jera conflitos...
    Vamos continuar trabalhando no tema.

    Obrigado desde já.
    Samara & Tauane 6ªD

    ResponderExcluir
  22. ola prof Debora
    1-que não pode-mos fazer barulho, e promete-mos não fazer barulho.

    2-sim com nossa educação, que a escola e nossos pais nós deu.

    Alex e Ana Carolina 6D

    ResponderExcluir
  23. OI, É APRIMEIRA VEZ QUE EU ENTRO AQUI ENTÃO EU
    TÔ MEIO NERVOSO!!!
    "É BRINCADEIRA EU NUNCA TÔ NERVOSO"

    Olha eu não entendo muito disso mas eu sei o suficiente pra saber que barulho e silêncio são duas coisa impossiveis deter no mesmo lugar.
    Existem muitas maneiras mas ninguém respeita e a solução é punir essas pessoas que não respeitam.

    Rogério e raul 6ªD

    ResponderExcluir