Visitantes

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Biblioteca Feliz

A ideia da “Biblioteca Feliz” surgiu para minimizar a indisciplina e a violência do recreio dos alunos do fundamental I por iniciativa da Profª Mirian.

Em seu depoimento ela conta como essa ideia teve repercussão:

"Uma aluna da 2ª C vinha constantemente na Sala de Suporte Pedagógico para dizer que estava com dor de barriga. De tanto conversar, descobri que ela gostava dos livros e, assim, surgiu a oportunidade de emprestar alguns livros para que ela levasse para casa. Nesse intervalo de tempo, a professora Bete pediu alguns livros para fazer este tipo de empréstimo na sala dela. Foi então que ao passar a ideia para nossa C.P. Denise, tive todo o apoio e passei a emprestar livros que estavam parados do projeto “minha biblioteca”. São livros que irão  para as mãos das crianças, mas antes circularão por todas as 1ªs e 2ªs séries.

A procura e o interesse foram tantos que os horários do recreio  e do almoço foram insuficientes para atende-los. Graças à Holly, nossa inspetora de alunos, pude completar o trabalho no 1º período.

Há uma interação maravilhosa entre eles; a professora Fátima leu para a sua classe um determinado livro que agradou muito a todos os alunos.

Eles comentam e interagem a respeito dos diversos assuntos, o que é bastante proveitoso.

Há também a solidariedade: dividir com o colega que não conseguiu realizar o empréstimo; ler para o colega que tem dificuldade, interagir com a mãe em casa.

O primeiro passo foi dado."

Adote você também essa iniciativa, que surgiu com a professora Mirian, no 1º período. Nesse processo a mediação do professor é essencial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário