
No último dia 16 de junho as estudantes Graziela Mazzarolo, Isabella Cardoso, Beatriz Esposito, Lívia Rodrigues e Thayná Donadei, a equipe do Projeto Currículo Global EMEF Guilherme de Almeida e demais escolas brasileiras, além de agentes da educação convidados, estiveram presentes na EE Júlia Pantoja – Vila Prudente - para participar do Seminário Rio + 20 vai à Escola.
A equipe do CECIP (coordenadora do projeto no Brasil) abriu o seminário com as considerações sobre Compromissos do Estado e da Sociedade na construção de escolas globais/sustentáveis que promovam a conexão entre a diversidade de povos e ambientes do nosso planeta.
Claudius Ceccon - CECIP
FOTO - Cristiana Assumpção - Colégio Bandeirantes
Carla Lam, Cenise, Monte Vicente, Helena Singer e José Pacheco
A
educação democrática marcou o tom do encontro com a presença do educador José Pacheco (
Escola da Ponte - Portugal), da Dr.ª Helena Singer (
Instituto Politeia) e da Dr.ª Carla Lam (
Projeto Quixote e
Românticos Conspiradores). A pertinência da fala da Prof.ª Cenise Monte Vicente alertou para a necessidade de uma compreensão maior e melhor o Estatuto da Criança e do Adolescente.
VIAGEM DE ESTUDOS A LEEDS - Sérgio Ferreira, Isa Mello e Daniela Lastoria
VIAGEM DE ESTUDOS AO BENIN - Lenira Buscato, Vera Lúcia Mello, Leda Leonardo, Débora Macedo e Sérgio Ferreira
Seguiram-se relatos e debates sobre as visitas de estudo à Leeds e ao Benin pelos professores participantes das seis escolas que representam o Brasil.
Na segunda parte do seminário as escolas apresentaram seus trabalhos em diferentes salas ambientes conforme inscrições por interesses de temas em diferentes salas.Nossa escola foi representada por uma aula-vivência coordenada pela Profª. Débora Macedo, Profa. Erika Freitas e Equipe (em especial as estudantes citadas) com o tema “Cobras e Lagartos: Mitos da África e Além”. A equipe em questão pôs em prática uma das etapas da sequência didática Mitos da África e Além (breve o material será publicado na íntegra em http://www.globalcurriculum.net/pt/curriculo/).
Representaram o Boitatá (Brasil), Dragão (China), Dã (África), a Serpente Emplumada (América Latina) com o objetivo de difundirem e preservarem os mitos de povos de diferentes nações.
“Aprendi sobre o Mito da Serpente em diferentes culturas, e aprendi por que os professores eram pessoas apaixonadas, com aproximadamente 14 anos de idade. Esse trabalho, construído fora do horário regular, mostra que é possível aproveitar brechas e que a escola pode se transformar em um grupo de estudo onde todos aprendem e ensinam” – Helena Singer, presidente do Instituto Politeia de Educação Democrática, sobre a aula de L. Portuguesa + Artes: “Mitos Daqui e Dali”, da Equipe CG do EMEF Guilherme de Almeida e alunos envolvidos no Projeto.
fonte: http://www.cecip.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=361&ac=0&Itemid=317

Equipe Gui na Aula-vivência sobre Cobras e Lagartos

Bela Boitatá (ou Biatatá)
Fantástica Dragão Chinês (Grazzyela)
Mesa da Dã (linda Tayná) alunas do Pantoja, Professora Marlene (ColBand) e ao fundo Professora Rosa (teia Multicultural).
Professora Ana Paula (Artes Gui) fazendo sua parte no trabalho em grupo.
Ao final do seminário alunos e professores vencedores do concurso de redação “Cidadão Global” receberam suas premiações.
(Profª Leilane vencedora do concurso "Cidadão Global")
(Graziela Mazzarolo aluna vencedora do concurso Cidadão Global)
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Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa!!!! Essa conexão entre os mitos ancestrais e a educação trazem fogo novo à formação dos educandos.
ResponderExcluirFoi muito lindo ver as meninas tomarem assumirem a responsabilidade pela "aula". Mostraram competência de sobra. bjs
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