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sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Presente do dia dos professores ou "A visão de homem não empresta suas asas a de outro homem"

Em uma prova recém aplicada entre estudantes de oitava série (sim, aplico provas), solicitei a interpretação de um texto de Gibran Kalil Gibran e acredito ter recebido o melhor presente de dia do professor. Seguem abaixo o texto e as múltiplas interpretações que os estudantes fizeram. Então, um professor disse: "Fala-nos do ensino.” E ele respondeu, dizendo: "Homem algum poderá revelar-vos senão o que já está meio adormecido na aurora do vosso entendimento. O mestre que caminha à sombra do templo, rodeado de discípulos, não dá de sua sabedoria, mas sim de sua fé e de sua ternura. Se ele for verdadeiramente sábio, não vos convidará a entrar na mansão de seu saber, mas vos conduzirá antes ao limiar de vossa própria mente. O astrônomo poderá falar-vos de sua compreensão do espaço, mas não vos poderá dar a sua compreensão. O músico poderá cantar para vós o ritmo que existe em todo o universo, mas não vos poderá dar o ouvido que capta a melodia, nem a voz que a repete. E o versado na ciência dos números poderá falar-vos do mundo dos pesos e das medidas, mas não vos poderá levar até lá. Porque a visão de um homem não empresta suas asas a outro homem. E assim como cada um de vós se mantém isolado na consciência de Deus, assim cada um deve ter sua própria compreensão de Deus e sua própria interpretação das coisas da terra." (Gibran Khalil Gibran. O Profeta) “Cada um pode dar suas explicações sobre compreensão, dar conselhos baseados em sua sabedoria. Mas nunca poderá dá-la (sua sabedoria) a alguém. Cada um tem que encontrar sua própria compreensão da sabedoria que está entro de você. Todos nós temos algo do que nos orgulhar.” (Ariel, 8ª D) “A experiência, sabedoria, entendimento de uma pessoa depende inteiramente dela, não de outra pessoa. Depende da sua experiência de vida, do estudo, do tentar, querer, ir atrás. Tudo depende de você, do que faz acontecer.” (Beatriz, 8ª D) “Se esse homem chegou até lá com sua visão (sabedoria), não há por que falar como chegou, mas sim, pode indicar o caminho até lá. Você tem que fazer por você mesmo e não esperar de ‘mão beijada’, porque cada um tem sua visão própria” (David Jonathan, 8ª D) “Cada ser humano tem sua capacidade, não tem que ser igual a outro ou invejá-lo. Seja você mesmo e não fale o que sabe, mas mostre a direção. Cada um tem um dom. Se ainda não descobriu o seu, confie si mesmo.” (Felipe, 8ª D) “Cada um tem a capacidade de fazer o que quiser, porém ele precisa abrir sua mente e se esforçar para conseguir o que deseja. Todos nós somos livres para fazermos aquilo que somos capazes de fazer.” (Lucas, 8ª D) “O texto mostra que cada ser humano tem sua experiência de vida. Uns sabem algo a mais que outros. Essas pessoas podem compartilhar seu conhecimento, mas não podem dar seu entendimento, sua capacidade de compreensão.” (Mylena, 8ª D) “Ninguém pode realizar o sonho do outro e que cada um deve tentar realizar seus próprios sonhos” (Timothy, 8ª D) “Porque não há como um homem dar ou emprestar a sua sabedoria a outro é por isso que ‘a visão de um homem não empresta suas asas a de outro homem.’ ” (Rita de Cássia, 8ª E) “Cada um tem a sua ideia e maneira de pensar, quando um homem pensa, nenhum outro pensa igual, cada um tem sua visão.” (Ricardo, 8ª E) “Para mim, essa mensagem significa que cada pessoa tem sua opinião, cada um tem seus sonhos e objetivos.” (Rayssa, 8ª E) “As ‘asas’ são o conhecimento, porque o conhecimento é da pessoa e ela precisa correr atrás das suas próprias asas.” (Mirela, 8ª E) “Cada ser humano é único, em sua forma de pensar e ver o mundo. Há coisas que somente ele compreende.” (Larissa, 8ª E) “Um homem deve ter suas próprias ideais e que ninguém mais pode interferir no modo como ele pensa.” (Iccaro, 8ª E) “Nós precisamos passar pelas experiências da vida, pois até podemos contar o que sentimos, que sensações determinado ato nos causam. Mas ninguém mais sentira o que sentimos. Alguém pode lhe descrever com detalhes a sensação do primeiro beijo, mas você só saberá como é realmente quando viver a experiência do momento.” (Bianca de Paula, 8ª E) “Porque cada um deve ter sua própria compreensão a respeito de algo.” (Thauane, 8ª C) “Cada um tem sua sabedoria e esta não pode ser ‘emprestada’ a outro. Cada um deve cultivar suas próprias “asas’”. (James, 8ª C) “Acho que cada um é capaz de pensar e ver o ‘enxergar’, mas ainda que conviva com outras pessoas com ideias diferentes, estas ideias não podem ser ‘transmitidas’ ao outro, como em uma transfusão de sangue. Pode-se falar a respeito de um conhecimento, mas não se pode obrigar que o outro o aceite para si, pois ele é capaz de fazer suas próprias escolhas.” (Bruna, 8ª C) “Cada um tem seu jeito de olhar e entender as coisas, principalmente porque o nosso “entender” varia de acordo com a idade, com o tipo de vida que cada um leva.” (Bianca, 8ªC) “Nem todos são capazes de enxergar as mesmas coisas” (Isadora, 8ª C) “Um conhecimento nunca é “passado” para o outro da mesma forma, sempre pois as experiências mudam como as pessoas” (Bruno, 8ª C) “A ideia ou forma de pensar de uma pessoa, não pode ser ‘emprestada’ para outra. Acredito que o termo ‘asas’ se refere a isso.” (Camila, 8ª B) “A visão que cada um tem do seu próprio conhecimento é única e isso não pode ser ‘passado’, ‘emprestado’ ou ‘doado’ ‘transmitido’ se a outra parte não quiser compartilhar essa troca.” (Beatriz, 8ª B) “Ter o conhecimento somente para si pode gerar também isolamento” (Christopher, 8ª B) “Cada ser humano tem uma visão, uma ideia própria da vida e às vezes acaba tentando influenciar o outro, mas nem sempre consegue, pois cada um tem seus próprios pensamentos, muitas vezes diferentes e, por isso, não pode compartilhar da visão daquele que tentou influenciá-lo.” (Ligia, 8ª B) “Toda pessoa tem um pouco de conhecimento e aquele a quem chamamos de professor tem apenas a função de nos ajudar a desenvolver.” (Isabella, 8ª B) “Se o ser humano não vai a luta para conseguir o que quer, outro não poderá fazer isso por ele, pois assim. Ninguém consegue alcançar seus objetivos sempre dependendo de outra pessoa.” (Giovana, 8ª B) “Cada um usa sua liberdade a seu modo, pois ela é única e não pode ser ‘emprestada’ para o outro.” (Evelyn, 8ª B) “É necessário ter opinião sobre as coisas do mundo, mas também precisamos arcar com as consequências. Outros podem não concordar com o que pensamos e aí, como podemos resolver isso?” (Keyla, 8ª A) “Entendo que o caminho do aprendizado pode ser mostrado, mas a sabedoria daquele que aponta o caminho é pessoal, não pode ser ‘transferida’ cada um tem um modo de pensar, de caminhar e de aprender.” (Leonardo, 8ª A) “As pessoas têm modos diferentes de ver o mundo e aprender com ele” (Wilson, 8ª A) “Cada um tem uma forma diferente de ver as coisas. No caso do texto, há o exemplo do músico que lhe ensina a ‘música’, mas não lhe dá os ouvidos que escutam nem a voz que canta. O aprendiz vai ouvir diferente, vai cantar diferente e ambos executarão sozinhos ou em conjunto a mesma música, cantando a mesma letra.” (Bianca, 8ª A) “O texto fala de que muitos conseguem ver o que outros não conseguem, o autor emprega uma metáfora, como se as ‘asas’ fossem os olhos, a capacidade de ver e conhecer, que é de cada um.” (Bernardo, 8ª A)

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