Visitantes

terça-feira, 9 de junho de 2020

Dicas SME comentadas por nossas PAEEs

Veja as dicas preparadas pela Secretaria Municipal da Educação e comentada pelas nossas PAEEs (professoras do atendimento educacional especializado):

1. Apoie a organização de uma rotina de estudos – Combine com ele (a) um tempo para olharem os materiais pedagógicos e criarem um cronograma de como serão explorados ao longo da semana.
Para os nossos estudantes público alvo da Educação Especial a criação da rotina é fundamental. Que tal criar um cantinho para os estudos? Fazer uma planilha de horários do dia, criando um momento para os estudos, outro pra ajudar nas tarefas de casa, outro pra brincar e assim por diante.

2. Garanta que ele (a) passe por todos os conteúdos – É provável que o estudante não goste de alguma matéria específica e deixe de lado o roteiro de estudo deste tema e prefira dedicar o seu tempo a outro assunto. Verifique se o (a) estudante passou por todas as matérias na semana e, em caso negativo, reforce a importância de fazê-lo.
Há atividades de educação física que nas observações tem adequações para quem apresentar alguma limitação motora, vamos tentar?
A maioria das atividades possuem vídeos complementares, leituras. Vamos proporcionar a eles o acesso a esses conhecimentos?
A família pode participar realizando as leituras para as crianças e anotando suas respostas (mesmo que não seja a resposta correta), as crianças/ adolescentes que não verbalizam também podem ter acesso aos conhecimentos, leia para eles, apresente os vídeos.

3. A ordem importa – Os roteiros de estudos foram pensados em uma ordem de propósito. Assim, se o (a) estudante pular o conteúdo de uma semana, pode ficar sem entender o que vem na próxima. Explique a ele (a) que é como uma novela ou série: sem um capítulo, é difícil entender toda a história. Acompanhe com cuidado e verifique se o (a) jovem está seguindo a sequência proposta.
Se vocês conseguiram o acesso à plataforma só agora, não tem problema, pode procurar as atividades antigas e ir apresentando pra ele aos poucos, respeitando o ritmo deles e a rotina que vocês construíram.

4.  Combine horários de estudo – Evite que o (a) estudante não conclua as suas atividades, combine horários para começar e para terminar os estudos.
Uma dica bacana é colocar na rotina algo que ele goste bastante após a conclusão da tarefa, quem sabe assim, haverá inclusive um bom empenho para fazê-la, sabendo que após a conclusão ele vai poder jogar, brincar, assistir...

5. Dá para aprender na internet – Apoie-o (a), incentivando para que faça pesquisa dos materiais, crie pastas digitais para organização e sempre salve aquilo que desenvolver. Vale lembrar que, ele poderá resolver as questões e responder as atividades em um caderno.
Por meio de escrita de palavras ou por meio de desenhos, de vídeos, de áudio.

6. Está tudo bem se você não souber responder todas as dúvidas dele(a) – Caso ele (a) pergunte algo que você não saiba responder, proponha que pesquisem juntos a resposta. Além disso, lembre-se que haverá troca com os professores de forma online para lidar com esse tipo de situação.
Em todas as atividades da plataforma há um espaço para comentários, por meio desse espaço, vocês podem expor para os professores como está o processo de acompanhamento dos seus filhos, suas maiores facilidades e dificuldades para melhor adequação das atividades.

7. Estimule que ele (a) veja um filme, leia um livro, ouça um programa de áudio – um ótimo combinado é que ele (a) conecte o que aprendeu na semana com livros, filmes, músicas, programa de áudio. Isso o (a) ajuda a aprender melhor e a se animar com as lições. E também é assunto para o grupo do WhatsApp com os colegas.

8. Estabeleça conexões com os assuntos que fazem parte da rotina e do projeto de vida dele(a) – os estudantes estão, em muitos casos, com a cabeça nos planos futuros. Então, que tal juntar essas ideias e projetos com o conteúdo do roteiro de estudo?

9. Celebre as conquistas – nos dias em que as metas forem cumpridas, comemore! Reconheça o bom trabalho dele (a).

10. Valorize o esforço em aprender – caso o (a) estudante tenha dificuldades em responder uma lista de exercícios de Matemática, por exemplo, é importante incentivá-lo (a) para que continue buscando resolver os problemas de diferentes maneiras.
Usar objetos ou uma luva para contagem de quantidades é de grande valia, proponha contagens de quantidades que a criança já domina. Até 10... até 20...

11. Mantenham-se próximos- O acompanhamento dos estudos é um sinal de cuidado e preocupação. Demonstre para o (a) estudante que vocês estão juntos nessa e que ele (a) pode contar com você. Tente tornar estes momentos de estudo situações agradáveis de convívio.

12. Acompanhe os canais de comunicação da escola – muitos dos comunicados serão feitos por lá e é importante que você esteja por dentro tanto de datas e dos próximos passos na educação, quanto sobre canais pelos quais as atividades e roteiros serão disponibilizados.

Site da Secretaria Municipal da Educação (SME) https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br

Página do Facebook da escola https://www.facebook.com/emefguilherme.dealmeida

Blog da escola: https://pontodeencontrodogui.blogspot.com/

Nós contamos com vocês! E vocês podem contar conosco também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário